Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















sábado, 13 de março de 2010

A Origem da Alcunha FUSCA

O Volkswagen Sedan recebeu alcunhas em quase todos os países em que foi vendido, normalmente versões locais para o nome.

Já no Brasil, o nome Fusca é um pouco mais peculiar: a origem do nome no Brasil está relacionada com a pronúncia alemã da palavra Volkswagen. O fonema da letra V em alemão é algo como "fau" e o W é "vê". Ao abreviar a palavra Volkswagen para VW, os alemães falavam "fauvê". Logo que o Fusca foi lançado na Alemanha, ficou comum a frase "Isto é um VW" ("Das ist ein VW"). A abreviação alemã "fauvê" logo se transformaria em "fulque" e "fulca". Segundo o especialista Alexander Gromow, "Desde que começaram a circular os primeiros Volkswagens, em 1950, também apareceu a corruptela da palavra Volkswagen passando pela influência da colônia alemã. (…) Em Curitiba se fala "fuqui" ou "fuque" e em Porto Alegre é 'fuca'. Mas em São Paulo, talvez por uma questão de fonética, acrescentaram o "S" na palavra e o Volkswagen virou Fusca."

Ao redor do mundo os nomes são geralmente relacionados a animais com formato parecido ao da carroceria:

Azeitéééras na Travessa Meteoro em Porto Alegre
Volla na África do Sul
Käfer ou Kugelporsche ("Porsche-bola") na Alemanha
Coccinelle na Bélgica, França e Haiti
Peta ("tartaruga") na Bolívia
Sedan e depois Fusca/Fuca/Fuque
Косτенурка (Kostenurka, "tartaruga") na Bulgária
Baratinha em Cabo Verde
Weevil no Canadá
Buba na Croácia
Boblen (bolha) na Dinamarca
Escarabajo ou Pichirilo no Equador
Hrošč na Eslovênia
Escarabajo (escaravelho) na Espanha e parte da América Latina
Bug ou Beetle nos Estados Unidos
Põrnikas na Estônia
Kotseng kuba (literalmente 'carro corcunda'), Pagong (tartaruga), Ba-o (tartaruga em Cebuano), Boks nas Filipinas
Kuplavolkkari (kupla, bolha) na Finlândia
Σκαθάρι ("Skathári", besouro) ou Σκαραβαίος ("Skaravéos", escaravelho) na Grécia
Cucaracha ou Cucarachita ("Barata" e "Baratinha") na Guatemala.
Cucarachita ("Baratinha") em Honduras.
Bogár na Hungria.
Kodok ("sapo") na Indonésia
عقروقة ("Ag-ru-ga") no Iraque
Bjalla na Islândia
חיפושית ("Hipushit") em Israel
Maggiolino na Itália. Também conhecido pelo apelido carinhoso de Maggiolone
Vabalas na Lituânia
Sedán ou Vocho no México
Boble ("bolha") na Noruega
Foxi no Paquistão
Garbus ("corcunda") na Polónia
Volky em Porto Rico
Carocha em Portugal
Brouk na República Checa
Cepillo ("Escova") na República Dominicana
Broscalanu' or Broscuţa (sapinho) na Romênia
Bagge (contração de skalbagge, besouro) ou bubbla (bolha) na Suécia
Mgongo wa Chura ("costas de sapo") e Mwendo wa Kobe ("velocidade de tartaruga") na Tanzânia
Kaplumbağa ou Tosbağa ("tartaruga") ou Vosvos na Turquia
Escarabajo na Venezuela.
Bhamba datya no Zimbabwe

quarta-feira, 10 de março de 2010

"Dampf Kraft Wagen"

A DKW
A DKW é uma marca histórica de automóveis e de motocicletas, associada em todo o mundo a motores com ciclo de dois tempos, que teve seus automóveis fabricados sob licença no Brasil pela Vemag entre 1958 e 1967. A DKW foi uma fábrica alemã fundada em 1916 pelo engenheiro dinamarquês Jørgen Skafte Rasmussen que, em 1932, com a Grande Depressão, se uniu por sugestão do Saxon National Bank a outras três fábricas, a Audi, a Horch e a Wanderer, para formar a Auto Union. Em 1938, o grupo ganhou a participação da NSU. Em 1957, a Auto Union foi adquirida pela Daimler-Benz e, em 1964, pela Volkswagen, passando então a ser denominada Audi.

A sigla DKW significava inicialmente "Dampf Kraft Wagen", carro de força a vapor, já que os primeiros produtos oferecidos pela empresa foram pequenos motores a vapor. Com o tempo, a empresa passou a oferecer motores a gasolina com ciclo de dois tempos, mas a denominação DKW foi mantida. Esses primeiros modelos de motor de dois tempos foram adaptados para brinquedos e foram denominados "Des Knaben Wunsch", o desejo dos meninos. Uma outra versão foi adaptada para motocicletas e denominada "Das Kleine Wunder", a pequena maravilha. Esta última denominação permaneceu ao longo do tempo e apareceu em vários textos promocionais da marca em todo o mundo.

A DKW utilizava como símbolo o brasão mostrado na figura à esquerda, com um tom vibrante de verde como cor associada à marca. A Auto Union adotou como símbolo quatro argolas entrelaçadas, representando as quatro empresas que se uniram no início dos anos 30. A argola mais à esquerda representa a Audi, a segunda representa a DKW, a terceira a Horch e a última, mais a direita, representa a Wanderer. Quando a DKW passou a fazer parte da Auto Union, seus símbolos sempre apareceram juntos.

São Paulo Indy 300




Caros amigos Jurássicos!

Em uma prova muito contestada, que custará 40 milhões de reais aos cofres da cidade de São Paulo, e em um circuíto de rua no Anhembi, a Indy abre a temporada de 2010 com uma prova de nome São Paulo 300.
Interessante que sete pilotos brasileiros estão inscritos para esta corrida, entre os quais Bia Figueiredo, que se não estou equivocado é filha de Carol Figueiredo, piloto do passado; Bia terá a companhia de outras três pilotos femininas (Danca Patrick, Milka Duno e Sarah Fisher).
As viaturas são todas chassis Dallara, equipadas com propulsor Honda V8 de 3,5 litros que desenvolve 650 Hp de potência máxima; o combustível é etanol e o peso mínimo é de 726 quilos sem combustível ou piloto.
As viaturas são até mesmo interessantes e priorizam a pilotagem antes da informática tele medida.

A programação de treinos e corrida será transmitida pela Rede Bandeirantes, tendo o Luciano do Valle como narrador(contestável); com o Giaffone ao lado dele fazendo os comentários.

Confira a programação da São Paulo Indy 300.

13/03 – sábado
09:00 – 10:15 h 1º Treino livre
12:30 – 13:30 h 2º Treino livre
15:30 – 17:00 h Treino classificatório

14/03 – domingo
09:00 – 09:30 h Warm up
13:00 – 16:00 h Corrida
========================
Para maiores detalhes da corrida, equipes e pilotos consultem www.saopauloindy300.com.br
Um grande abraço a todos amigos.
Roberto Giordani.

domingo, 7 de março de 2010

Kart Maranello e WTCC

Caríssimos Jurássicos!

Informe quentíssimo saído da Casa de Maranello e publicada no site italiano da conta que em 25 de abril deste ano em Interlagos (só poderia ser), sob o patrocínio de Felipe Massa, estará estreando a Formula Future Fiat, uma categoria de monopostos construídos pela Signatech e motorizados pela Fiat Powertrain com potência máxima de 150 HP.
A categoria, priorizará jovens Kartistas de 16 anos de idade que desejem pilotar monopostos e seguirem na disputa deste campeonato, cujo vencedor terá direito de cursar a Ferrari Driver Academy, que já formou vencedores em Fórmula 3 italiana, como Zampieri e Bortolotti, que já terão passe livre para pilotarem monopostos da Ferrari da F1.
Uma lástima que "as coisas" acontecem muito longe de nosso Estado.
===================================================
WTCC :
Um dos campeonatos mundiais mais disputados é o WTCC reservado a viaturas Turismo com propulsores até 2 litros ou 1.7 turbo como os Seat da Volkswagen, tem a sua abertura da temporada em Curitiba neste domingo dia 07 de março.
Disputam o título viaturas produzidas nas casas européias da Chevrolet inglesa( Cruze ), a BMW 320 si da Casa Bavaresca e da casa espanhola da VW, vem o Seat Leon Tdi, única viatura movida a propulsor diesel com turbo.
A foto é do pole Yan Muller com Chevrolet Cruze.
O Brasil tem em Augusto Farfus Jr o seu representante na categoria, pilotando uma BMW 320 si; Farfus é um excelente piloto nascido no Paraná, que entretanto parece acomodado na categoria, embora tenha talento para pilotar viaturas mais expressivas.
A etapa é disputada em duas baterias, sendo a segunda com grid invertido com os colocados até o 8º na primeira bateria.
A primeira bateria está marcada a largada para as 14:20 horas deste domingo dia 07 de março e a segunda para as 15:35 horas.
Não saberia informar para amanhã, porém nos dois anos anteriores as baterias foram transmitidas pela TV; o negócio é tentar buscar nas Redes da Sportv e Speed.
Um grande abraço a todos.