Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















terça-feira, 29 de junho de 2010

Que Deus o tenha em seus braços, Fernando Onofrio

         Este blog recebeu com consternação na tarde de hoje, a dura notícia do falecimento de nosso amigo Jurássico FERNANDO JACQUES ONOFRIO, ocorrido no dia de ontem, 28 de junho.
        Natural de Vacaria (RS), há muito Fernandinho Vacaria residia em Goiania (GO), onde, nas palavras de seu filho Pedro, "foi um filho amado, festeiro, piloto de Fórmula Ford, veterinário, notável advogado, professor, escritor e um pai maravilhoso."
        As palavras de Roberto Giordani traduzem toda a emoção e nosso sentimento:

"O infortúnio calou o teu sorriso franco......teu lugar no grid das nossas ternas lembranças, vagou.......os pedais da direita dos Dkw's, Gordini's, 1093, Corcéis e Fórmula Ford que pilotaste, não sentirão mais a pressão da tua bota.......estas, são as tristes verdades que teremos que conviver de agora para frente.
Porém, mesmo que a bandeira a quadros tenha te sido dada, és, e sempre serás, um Vencedor de simpatia, doçura, de amigo fiel que sempre foste.
Mesmo que a pane tenha te retirado nas últimas voltas da derradeira corrida, usa todos os últimos giros do teu ser e voa em direção do Criador, pois ao lado Dele é o teu lugar.
Até um dia, querido Fernando!!!"









GP da EUROPA 2010 - FINAL

          O circuito bonito mas sem graça de Valencia, litoral leste da Espanha, foi palco da nona etapa do campeonato mundial de F1.
          A Ferrari, após alardear um novo escapamento para seus monopostos, e ser criticada por infringir o regulamento testando-o, não passou de um oitavo e um décimo primeiro lugares ao final da prova.
        As Ferraris largaram bem; Webber caiu 6 posicoes; Vetel e Hamilton quase se enroscaram, e Schumi enloquecido lá atrás, "ensanduichado" entre Force India e uma STR....
        Na decima volta, após mudar de estratégia trocando pneus, Webber, atabalhoadamente entra na traseira de Kovaleinen, e literalmente "alça novos vôos" (Red Bull te dá aaaassaaaaassss), dando um 180 graus, caindo de rodas pro ar e depois tornando a girar novamente, se estatelando em direção à proteção de pneus. Quando o carro parou, Webber tirou o volante, tirou a proteção do cockpit e saiu do carro ileso, sacodindo a poeira do macacão.
        Os adversários 'e que ficaram felizes com a pirueta de Webber, pois puderam ver com perfeição os extratores e escapamento da RBR com o assoalho todo a mostra.
        Isto gerou a entrada do Safety Car na pista, e quando entrou, Hamilton ultrapassou-o no final da linha de segurança na saída dos boxes. E isto não e permitido.
        Charles Whiting, em primeiro lugar, queria assegurar-se da ausência de riscos causados pelo acidente entre Webber e Kovaleinen. Quando certo disto, iniciou analise do ocorrido com o Safety Car, verificando os transponders / gps das trajetorias de Hamilton e do proprio Safety Car. Como ele nao conseguia os dados, apelou para as imagens de TV para tirar alguma conclusão. Os ângulos de TV eram inconclusivos. Dai apegou-se a imagens de helicóptero, que finalmente foram mais fidedignas e conclusivas, gerando a partir dai as penalidades aplicadas.
E é aí que a Ferrari está calcando seu protesto, pois demorou 14 voltas pro Sr. Whiting se pronunciar. Já era tarde, Hamilton já havia aberto uma diferença brutal a ponto de fazer um pit stop, fazer um drive through e ainda assim permanecer em segundo lugar. Veja declaações no site da ferrari http://www.ferrari.com/Italian/Formula1/Pages/Home.aspx
        Do nosso ponto de vista, não exime-se Hamilton da culpa, pois parece que ele pensou rápido (mérito dele) para atrasar Alonso, deixando-o atrás do Safety Car e enquanto isso "dar pau" em sua McLaren para ganhar terreno.
        Veja aqui o vídeo que comprova a teoria: http://www.as.com/motor/articulo/video-demuestra-hamilton-freno-alonso/dasmot/20100628dasdasmot_4/Tes
        O restante da prova foi enfadonha, sem ultrapassagens, uma verdadeira procissão (como disse acertadamente aquele narrador), excluindo-se o fato da ultrapassagem do "topetudo" Kobayashi sobre o próprio Alonso na derradeira volta.
          Merito ao Rubens, que conseguiu levar a "onca inglesa" ao quarto lugar.
        Ferrari e Alonso estão possessos e acusam FIA, McLaren e Hamilton, que ontem se pronunciou dizendo que "é tudo "choradeira" e que o bicampeão mundial está triste com o seu mau desempenho. Eu o vi sendo ultrapassado por uma Sauber (Kamui Kobayashi) no telão. É muito incomum para ele ser ultrapassado por uma Sauber, então ele devia estar completamente em outro mundo. Mas eu não entendo por que eu afetei tanto a corrida dele. Todos têm direito a opinião e ele deve estar decepcionado com seu próprio resultado, mas não fiz nada a ele".
        Vamos ver como acaba tudo isso.

        Suas opiniões são contrarias ou a favor?
- A ação do Safety Car (SC) ter entrado em pista entre o primeiro e segundo colocados foi correta? Ele deveria autorizar os outros a ultrapassá-lo até que o primeiro lugar estisse atrás do SC novamente? O que diz a regra?
-  Hamilton foi punido adequadamente?
-  O choro de Alonso tem fundamento?
- A punição de 5seg aos 9 carros foi por um motivo correto?


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                                    Acidente de Weber x Kovaleinen


Pilotos Brasileiros torcem pela seleção brasileira de futebol ('e o que resta pra eles)