Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jurássicos : 10 anos de Confraria.

          Na Reunião Festiva que faremos realizar no Templo Sagrado dos DKW's no próximo dia 20, estaremos festejando o 10º ano de fundação desta Confraria.
          A Confraria nasceu em outro local em que se perpetuam até hoje as lembranças destas mágicas viaturas que deixaram marcas e momentos de grandes alegrias em quem as usou principalmente em competições : o local inicial, foi a oficina de um gênio em mecânica, apaixonado pelos " Das Kleinen Wunder " chamado Horst Dierks, que junto com outros também apaixonados pilotos, levaram às pistas esta viatura para cobri-las de glórias e feitos históricos.
          Nenhuma outra marca do passado tem tantos fiéis seguidores pelo Brasil.
          No quase distante ano de 2001, quatro dekawezeiros aos finais de muitas tardes, reuniam-se na Oficina do Horst e o assunto principal versava sobre a marca germânica com motores a dois tempos.
          Este pequeno grupo era formado por dois pilotos, um preparador e um Engenheiro mecânico de nomes : Francisco " Chico " Feoli, Roberto Giordani, Horst Dierks e Oscar "Oca" Leke., que formaram o núcleo fundador da Confraria, todos na época, com idade superior a 60 anos.
          Praticamente se passaram quase 30 anos da última vez que o DKW 88 havia sido levado à pista de Tarumã para sua derradeira corrida em 1972. Após algum tempo, decidiram os quatro amigos reunirem-se uma vez por semana, às quintas-feiras e oficializarem o convite a outros amigos dekawezeiros : assim foram convidados e se chegando às reuniões Heinz Iwers, Jorge Amorim, Mario Katz, Flavio Del Mese, Octávio "Alemão" Albuquerque e Paulo Pacheco Prates, todos haviam sido pilotos da marca preferida desde o ano de 1958.
          Estes dez formaram o núcleo histórico da Confraria : infelizmente Heinz Iwers já não está entre nós.
          Como as reuniões alongavam-se até tarde das noites, implantamos uma gastronomia de lanches e pequenas refeições, que evoluiu neste passar de tempo, sendo servido hoje nas Reuniões Mensais, que adotamos o nome de FESTIVAS, pratos gastronômicos bastante avançados, que fazem a alegria dos participantes.
          O nome da Confraria veio em um momento de felicidade em que ser amigos por tanto tempo parecíamos figuras Jurássicas de tão velhos que éramos : assim, passamos a nos auto intitular de Jurássicos. Passados estes 10 anos são todos setuagenários e firmes nas suas atividades.
          Uns poucos anos a frente, foi aberto o grupo de dekawezeiros e admitidos amigos de mesmos tempos de competição a quem houvesse pilotado outras marcas, porém, não foram abandonados até hoje os símbolos da DKW Auto Union que regem a Confraria.
          A Oficina do Horst ficou pequena para abrigar o grupo que já passavam de 20 membros efetivos. Por sorte, recebemos a oferta do colecionador e piloto de DKW Teodoro Janusz, da linha mais moderna dos apaixonados pela marca e que possui uma garage onde estão 10 viaturas da marca DKW, para usarmos a garage como nossa sede de reuniões e FESTIVAS. A garage passou a ser conhecida como o Templo Sagrado dos DKW's por abrigar viaturas e apaixonados da marca.
          Hoje, ao serem completados os 10 primeiros anos de existência somos uma Confraria com 50 Membros Efetivos que além das Reuniões Festivas, desfrutam juntos o prazer de voltarem a pilotar esportivamente viaturas de competição como os Volvo da Eurobike e os Veloce do Velopark, visitas a Autódromos e locais formidáveis como o Museu do Automóvel em Passo Fundo, e outras atividades esportivas.
          Nosso momento atual, está voltado para escrevermos em conjunto um Livro que cada um terá seu espaço para contar sua vida esportiva, sejam membros efetivos ou convidados a participarem, entre pilotos de uma época, mecânicos e até dirigentes, que juntos fizeram acontecer o aparecimento de grandes talentos na era pós Carreteras.
          Não possuímos e nem queremos Estatutos, pois adotamos dois princípios que regem tudo dentro da Confraria : o primeiro são os ditames da Moral que dizem claramente o que é certo ou errado e em segundo, o Respeito ao próximo que rege o relacionamento entre nós.
          Estruturalmente temos apenas um Coordenador que carinhosamente é chamado de Capo, em alusão a figura paternal das congregações italianas; um Conselho de três membros que discute e aprova a realização de feitos e admissão de membros e mais recentemente um Diretor da Pasta de Eventos e outro na Pasta Esportiva.
          Teremos um grande momento nas 12 Horas deste ano: por iniciativa e o esforço de Teodoro Janusz, estará sendo levado de volta as pistas pelas mãos de uma dupla de pilotos formada a quase 50 anos passados, o histórico DKW 88 na preliminar da prova principal do dia, onde viaturas da Classic estarão disputando duas baterias, e o DKW 88 está presente......... será memorável!
          Por fim, estamos nos preparando com antecedência, pois temos conciência que o futuro da Confraria dos Jurássicos será notável e seu crescimento impossível de ser contido, pois somos regidos por dois princípios milenares e imutáveis : Moral e Respeito.
          Muito obrigado por suas atenções.
           Roberto Giordani