Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















quarta-feira, 2 de junho de 2010

TRAÇADO DO NOVO CIRCUITO DE AUSTIN (TEXAS)

Tomara que Hermann Tilke (o desenhista alemão oficial de circuitos da F1) não se inspire nesta brincadeira.



Com o formato de uma cabeça de gado (bullhead), o circuito teria 4 longas retas/curvas (como fala o narrador da globo), 2 hair-pins (mais acentuados que Monaco), em sua grande maioria curvas de baixa, os boxes seriam numa das "guampas" do bicho, se parecendo com um adereço ao bovino.
Vamos esperar pra ver..... Te puxa Tilke !!!!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

TURQUIA - ANÁLISE FINAL

          Pelos níveis de conhecimento que os leitores têm a respeito da F1, resumo as 3 práticas e o Qualify como normais dentro das situações que temos das diversas equipes.
          O erro cometido pelo Príncipe das Astúrias, que garantiu somente a 12ª posição, caso não houvesse ocorrido, na melhor das hipóteses o levaria a ficar com o oitavo ou nono tempo no Grid, pois definitivamente a Ferrari não está bem.
          Com isto Kobaiashi, o japa da Sauber, emplacou um feliz 10º lugar no grid.
          Por falar em Ferrari (Viva L'Italia): se a Casa de Maranello é considerada uma das quatro grandes, me atrevo a dizer agora que são cinco grandes, pois a Renault ao que parece ganhou o direito de inscrever-se junto as demais consideradas grandes; pior; se o critério é ter quatro grandes equipes, com muito pesar diria que a Ferrari não estaria entre as quatro.
          Quanto a corrida propriamente dita, dois lances chamaram a atenção e marcaram muito bem a disputa entre 2º e 1º pilotos das equipes.
          O primeiro, super comentado e com diversas opiniões o incidente entre as RBR's; vou me atrever a contar o meu parecer:
poucos sabem ou não se lembram no momento, mas existe uma coisa chamada "vácuo lateral", que se manifesta e muito quando as viaturas estão em alta velocidade. Reparem que pela câmera do carro do Webber vê-se por duas vezes que o carro do "mimoso" Vettel foi atraído pelo do caçador de crocodilos (Weber), que manteve disciplinadamente sua linha e não "fechou" de jeito algum o 1º piloto (dúvida) da RBR, até que na terceira vez entrou de vez havendo o choque.
          O Vettel não sabia que isto existe? Certamente que sim, mas a pressão de passar aquele que poderia pedir sua posição dentro da equipe, depois do que seria terceira vitória consecutiva do caçador de crocodilos, fez de conta que isto só acorre com os outros e enfiou quando deu no jeito.
          Fora esta hipótese, o que poderia ser? O Vettel querer fazer tomada para a próxima curva? Negativo, a próxima curva era para esquerda e ele já estava posicionado no lado de dentro da curva, passando a bronca para o Webber ao ficar por fora.
          Dar um "susto" ou "chega-pra-lá" ? De forma alguma, pois apesar de jovem o Vettel não é nenhum banana para fazer um ato de estultice destes.
          Achar que havia ultrapassado e fazer a tomada da curva (como falou o grande comentarista da Globo), é um impropério.
          Agora, querer passar de qualquer jeito motivado pela pressão isto sim, é o mais provável.
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         EXPLICAÇÃO DO VACUO LATERAL:

É uma interpretação nossa pelo nosso conhecimento: existe uma coisa que pouca gente sabe que é o vácuo lateral.

Quando o Vettel ultrapassou com a asa dianteira a asa do Webber , seu carro assume a função de "empurrar" o ar para frente principalmente a área dos pneus, com isto abre um vácuo que é formado pelas laterais dos monopostos e pela quantidade de ar são que canalisadas para as tomadas dos radiadores que estão um pouco atrás da posição horizontal do piloto.
Isto só acontece evidentemente em alta velocidade e até ventos laterais influem.
Isto pode-se notar até mesmo em estrada quando um ônibus que empurra uma imensa massa de ar pela frente, formando uma parede que chuta o ar para frente, para os lados e para cima; enquanto isto, nas laterais forma-se um vácuo que quando um automóvel ali entra e se encontra meio próximo do ônibus ele é "atraido" pela lateral do ônibus; nota uma coisa, mais ou menos na metade do ônibus se tu estiveres a bordo e abrir a janela, o ar irá sair de dentro do ônibus e não entrar; as últimas janelas o ar já fecha sobre a lateral e irá "rolar" pela lateral saindo atrás e formando o vácuo da traseira do ônibus .
O Vettel deveria saber disto quando passou rente ao Webber; se não sabia, ficou sabendo agora.
Mais uma: repara também que antes das rodas se tocarem, por duas vezes o carro do Vettel foi "chupado" pelo do Webber (a câmara do Webber é que melhor filmou) e voltava; até que na 3ª vez entrou mais e os pneus roçaram.
A atitude do Vettel em girar o dedo dizendo que o Webber era maluco, cabe bem para o "Mimoso" pois arriscou e perdeu.
Acreditamos ter sido isto.
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           O segundo fato ocorreu com os pilotos da Mac Laren: era evidente que o Button naquele momento que tentou a ultrapassagem tinha melhor carro que o Hamilton; o já vencedor de duas corridas este ano não hesitou e foi para cima do primeiro (dúvida) piloto da sua equipe; mais que ligeiro a Mac Laren deve ter mandado o Button recuar, não só para evitar a repetição do ocorrido com as RBR's, mas principalmente, que o Button venceria sua 3ª corrida contra zero do protegido Hamilton, o que poderia trazer desequilíbrios semelhantes aos que poderia acontecer na RBR.
          As Mercedes entraram nas práticas e qualifying com Schumacher tendo o Rosberg por perto e terminou a corrida da mesma forma, sem ameaçar nem de longe as RBR e Mac Laren; estavam tão atrás dos quatro ponteiros, que o Webber depois de ter sido atropelado, foi aos boxes, trocou asa dianteira e pneus e ainda manteve a terceira posição.
          As Renault, discretas mas eficientes, permanecem entre os top ten.
         A Ferrari é que preocupa a todos que apreciam a Casa de Maranello; os engenheiros da equipe do Cavalino Rampante devem parar de procurar soluções de desempenho em ductos que fecha com o cotovelo, depois com a mão e agora querem passar para a perna esquerda e acharem as verdadeiras deficiências do F-10.
          O Massa e o Alonso, são pilotos de excepcionais qualidades e nem assim conseguem fazer andar a viatura deste ano; uma lástima.
          As esperanças de sucesso na Turquia, alimentadas pelos sucessos obtidos em provas anteriormente, enfumaçaram e só confirmou a má fase.
         O que restou de bom, é que a Mac Laren está se chegando na RBR e com isto teremos ótimas peleias (pra quem náo é do Rio Grande, isto significa lutas, brigas) nas próximas corridas.

         Um grande abraço a todos e ótima semana.
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RESUMO HILÁRIO DO GP TURQUIA:



domingo, 30 de maio de 2010

PÉROLAS DO GALVÃO NA TURQUIA

          Desta vez, o Galvão esteve mais calmo, provavelmente fruto da enormidade de coisas que proferiu em Monaco.
          Ei-las:
# "A Cosworth lançou uma série nova de motores para a Williams, e aqui na Turquia o motor é muito importante" (qual a pista em que o motor não é importante seu Galvão?)
# "Taí o Brunno Senna"  (se achando o conhecedor, quando a câmera foca um piloto de macacão branco e capacete... era o Chandok !! Sendo que o macacão do Bruno é escuro)
# "Agora o Rubinho vai ter que ser o Rubinho Barrichello"  (sem comentários)
# "A pista ta vazia... essa é a hora boa de entrar" (que sorte termos o Galvão pra avisar os pilotos e chefes de equipe)
# "É aquela peça que fica entre o banco e o volante" (falando com desrespeito de novo, a respeito da posição 12 e do erro do Alonso)
# "O Schumi deve estar pensando: O que eu to fazendo aqui? (ao ver o Schumi rodar, mas ter conseguido o lugar 5 no grid, muito melhor que Massa, Alonso e outros)
# "Não tá com cara de quem gostou" (ao ver Massa na pesagem dos pilotos e ter ficado somente com o lugar 8 no grid. Era pra estar contente?)
# "Bruno Senna ta se especializando em pular nas largadas" (como se fosse grande coisa ir do lugar 22 para o 19)
# "Schumacher falou pra nós em Monaco que continuaria correndo em 2011" (se passando por amigão e conhecido de todos)
# "O Massa tá limitado pelo Kubica, amigo"  (ao ver a inexpressiva Ferrari atras da Renault toda a corrida).