Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















terça-feira, 24 de agosto de 2010

Homenagem a Claudio Müller, Neri Reolon, Christiano Nygaard e Carlos Guido Veeck

          Entre tantas glórias do passado conquistadas em rallyes por pilotos e navegadores gaúchos, duas em particular, tiveram seus méritos publicamente reconhecidos em uma grande Homenagem promovida pelo sempre atencioso Paulo Trevisan, no Museu do Automóvel, em Passo Fundo, neste último sábado dia 21, a verdadeiros ícones do automobilismo gaúcho, quais sejam: Cláudio Mueller e Neri Reolon, presentes na Homenagem, mais Christiano Nygaard (ausente) e Carlos Guido Veeck (in memoria).
          Ambos feitos embora classificados como Rallyes, foram verdadeiras competições de velocidade contra o relógio, exigindo o máximo do talento e esforços de suas tripulações, bem como um altíssimo grau de exigência da resistência de suas viaturas, em milhares e milhares de quilômetros percorridos em poucos dias, nas mais adversas condições de piso e tempo.
          Nosso amigo e confrade Cláudio Mueller, teve como navegador o médico Carlos Guido Veeck, infelizmente já falecido.
          No ano de 1974 com uma VW Brasília preparada nas oficinas do Henrique Iwers, ambos, depois de infindáveis agruras em que somente com férrea vontade conseguiram vencer, percorreram 19.000 km, 10.000 deles dentro do Saara, atravessando 19 países, dentre eles Inglaterra, França, Espanha, Marrocos, Algéria, Niger, Nigéria, volta para Niger, Nigéria e Algéria, Tunísia, Cecília, Itália, Turkia, Grécia, Yugoslávia, Austria e novamente Alemanha. Enfrentaram 63ºC acima de zero no SAARA até 15ºC negativos nos alpes Austríacos. Tudo isto, com uma simples BRASÍLIA Volkswagen. Cada dia daquela competição, que depois foi convertida na famosa Paris-Dakar, era um novo e pesado desafio a ser enfrentado.
          Durante a Homenagem feita no sábado passado, com a voz embargada pela emoção e discretas lágrimas a correrem pela face, o "professor" Cláudio, relatou passagens que marcaram definitivamente sua vida. Foi por demais emocionante...............
          O outro homenageado, Neri Reolon, tendo Christiano Nygaard como piloto de um VW Sedan, ambos, cobriram gloriosamente quase 20 mil quilômetros em território Sulamericano, na prova denominada Rally das Américas, sagrando-se vencedores na sua Categoria, enfrentando marcas e equipes famosas e experientes de rallyes europeus. Como não poderia deixar de ser, Reolon, ao usar a palavra também não pode fugir de ter lágrimas nos olhos e a voz embargada pela emoção.
          Parabéns novamente a ambos; estejam certos que não foram tão somente competições de automóveis; foram sim antes de tudo, os protagonista de uma demonstração de como homens de valor podem vencer os contratempos e as agruras que sejam impostas.
          Uma lição de vida que pode ser seguida por qualquer um de nós.
          Um grande abraço a todos que participaram das Homenagens, principalmente aos nossos confrades Jurássicos que se fizeram presentes.


EIS NOSSO AGRADECIMENTO:

          "Ao nosso confrade e grande amigo Paulo Trevisan:

          Ficou difícil encontrar palavras para descrever o dia de sábado e a tua iniciativa em homenagear estes ícones do automobilismo que são, nosso confrade Cláudio Mueller e Neri Reolon.
          Nas mesmas circunstâncias à Carlos Guido Veeck, infelizmente já desaparecido, como também ao Cristiano, que não pode comparecer.
          Lindo, espetacular, emocionante, tocante são termos que não contéem conteúdos suficientes para descreverem o tamanho e a magnitude das homenagens e da festa.
          Desde o local lindamente arranjado para a situação, passando pelas delícias dos pratos servidos no almoço, tudo foi pensado nos mínimos detalhes resultando em uma fantástica Festa.
          Partindo da tua iniciativa em recriar a Brasília, fatos e mais fatos foram se desenvolvendo até chegarmos as comemorações de sábado passado; a bonita presença do Cláudio, esposa Da. Vera e filho, assim como do Reolon com a esposa Rose e diversos familiares, pois passofundense é, assim como mais de uma centena de convidados presentes, deram o grande toque ao evento.
          Os discursos emocionados dos homenageados e a tua fala, Trevisan, foram quase que demais para os nossos quase desgastados corações aguentarem a emoção; as lágrimas que dos olhos caíram, foram de maior valor que preciosos diamantes cristalinos que pudessem serem confundidos com as mesmas.
          Encerramos aqui, agradecendo em nome da confraria dos Jurássicos tudo aquilo que representas para nós, pedindo ao Bom Deus que te ilumine e te guie na tua bela e profícua caminhada."