Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















quarta-feira, 10 de março de 2010

"Dampf Kraft Wagen"

A DKW
A DKW é uma marca histórica de automóveis e de motocicletas, associada em todo o mundo a motores com ciclo de dois tempos, que teve seus automóveis fabricados sob licença no Brasil pela Vemag entre 1958 e 1967. A DKW foi uma fábrica alemã fundada em 1916 pelo engenheiro dinamarquês Jørgen Skafte Rasmussen que, em 1932, com a Grande Depressão, se uniu por sugestão do Saxon National Bank a outras três fábricas, a Audi, a Horch e a Wanderer, para formar a Auto Union. Em 1938, o grupo ganhou a participação da NSU. Em 1957, a Auto Union foi adquirida pela Daimler-Benz e, em 1964, pela Volkswagen, passando então a ser denominada Audi.

A sigla DKW significava inicialmente "Dampf Kraft Wagen", carro de força a vapor, já que os primeiros produtos oferecidos pela empresa foram pequenos motores a vapor. Com o tempo, a empresa passou a oferecer motores a gasolina com ciclo de dois tempos, mas a denominação DKW foi mantida. Esses primeiros modelos de motor de dois tempos foram adaptados para brinquedos e foram denominados "Des Knaben Wunsch", o desejo dos meninos. Uma outra versão foi adaptada para motocicletas e denominada "Das Kleine Wunder", a pequena maravilha. Esta última denominação permaneceu ao longo do tempo e apareceu em vários textos promocionais da marca em todo o mundo.

A DKW utilizava como símbolo o brasão mostrado na figura à esquerda, com um tom vibrante de verde como cor associada à marca. A Auto Union adotou como símbolo quatro argolas entrelaçadas, representando as quatro empresas que se uniram no início dos anos 30. A argola mais à esquerda representa a Audi, a segunda representa a DKW, a terceira a Horch e a última, mais a direita, representa a Wanderer. Quando a DKW passou a fazer parte da Auto Union, seus símbolos sempre apareceram juntos.

4 comentários:

Fernando esbroglio disse...

Tá, agora fala do VW...

Roberto Giordani. disse...

!
Já estás entendendo mais do que eu de DKW. Parabéns pela pesquiza.
Olha o Esbroglio aí, querendo "história" das "azeitérras".É só fotografar um cascudo e cuidar para não lambuzar as mãos. hehehehehe
Um grande abraço.
Roberto Giordani.

Anônimo disse...

Ótimo Giordani Jr.Primeiro pelo ritmo do blog e outro por facilitar o acesso dos que tem dificuldade(eu)de se cadastrar em blogger e outros..Lá na frente coloque esse tipo filtro porque as vezes aparece gente falando o que não deve, infelizmente.Esse local de encontro dos new/old jurássicos vai nos facilitar muito a vida porque elimina chuva de e-mails repetidos e temos mais um espaço para nos enriquecer de conhecimento e de memórias...Agora se prepare porque vocês que vão conduzir vão virar escravos do blog e quando vez serão mais exigidos por mais material,mais novidade.O Sanco que o diga. PAULO TREVISAN

Ronaldo disse...

Boa Betho como teu pai, tens no sangue o gen de pesquizar e fazer as coisas bem feitas. Parabens