Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















terça-feira, 24 de maio de 2011

Formula Indy e a compra de lugares....

          Foi em uníssono, que alguns Jurássicos se rebelaram contra o que ocorreu em Indianapolis / USA - onde ocorrerá neste domingo, a centésima edição do evento 500 milhas de Indianapolis (Indy 500).
          O que ocorreu?
          Bruno Junqueira, piloto brasileiro, da equipe de A.J.Foyt Enterprises, que tem como companheiro o também brasileiro Vitor Meira, obteve a posição 19 no grid para a prova deste domingo.
          Ryan Hunter-Reay, piloto americano, da equipe Andretti Autosports, não conseguiu classificação - pelo menos através de seus próprios méritos ou dos deméritos de seu carro.
          Michael Andretti, "principal" da equipe Andretti Autosports, provavelmente acompanhado de Mario "Pappa" Andretti, dirigiu-se ao antigo companheiro A.J. Foyt e simplesmente ofereceu a invejável quantia de US$ 500.000,00 pela vaga obtida pelo carro numero 41 de Bruno Junqueira, colocando assim, Ryan entre os 33 que largarão.
          E como pelas regras da Indy, o que classifica é o carro e não o piloto, Bruno Junqueira assistirá a centésima edição da tradicional prova do automobilismo mundial das arquibancadas e não mais "onboard".

          Abaixo trancrevemos comentário de um Jurássico, sob autorização do mesmo, há tempos indignado com o que ocorre no automobilismmo mundial (leia-se F1 e Indy... por enquanto).
=======================================================
         
        " Embora de natureza diversa que me rebelo com o que está ocorrendo na Fórmula 1, a minha irresignação se dá porque não existem mais corridas de automóvel : existem espetáculos fajutos em que somente o dinheiro é o que vale e onde sepultaram valores como dignidade e talento dos pilotos, vergonha e respeito ao apreciador, e pior : estão escarnecendo de quem realmente entende de automobilismo ( que são muito poucos ) e enganando uma multidão de incautos que acredita estar vendo um espetáculo sério, que na verdade se tornou uma ópera bufa.
          Entendo que o mundo está voltado para este alinhamento, e por mais explicações que me dêem dizendo isto e que não fora esta forma, não haveria esporte, eu não concordo, pois o esporte está assim como está porque um grupo de safados se apossou deste esporte inclusive no Brasil, assim como de outros esportes, e fez dele o instrumento de suas ganâncias, não interessando se para chegar a tanto tivessem que sepultar os valores acima citados, principalmente os pilotos.
          Esta gente, formada por dirigentes de entidades oficiais ou particulares e até mesmo donos de equipes se tornaram tão inexpugnáveis e insensíveis que não dão a mínima para o que está ocorrendo ou para algumas poucas vozes que se insurgem, preocupando-se apenas em "ajeitar as coisas" quando sentem que estão sendo arranhados nos seus bolsos por falta de audiência na TV.
          Só existe uma força no mundo que pode mudar isto: a mídia. Não sei também até que ponto interessa à mídia, chamar a atenção de público e de patrocinadores para aberrações como estas em todo mundo, pois ela mesmo está se beneficiando financeiramente com isto.
         Não é preciso andar muito : é só voltarmos nossos olhos para o nosso querido Tarumã, onde um cidadão de apelido estranho se proclama "dono do autódromo" e faz nele o que bem entende, mas não para o bem do automobilismo de competições oficiais: não é para menos que em breve Tarumã se tornará um viveiro de moscas, porque os grandes eventos já saíram de lá, restando somente o Marcas e Pilotos e as 12 Horas que já está claudicando também.
         Se realmente Tarumã não é mais patrimônio do ACRGS ou sobre ele não tem mais domínio, esta quase centenária entidade que foi presidida por ícones do automobilismo como Rimoli, Pedro Carneiro Pereira e Antonio Pegoraro entre tantos abnegados presidentes, que entregue a área ao "novo proprietário", mas não o nome, e saia em busca de nova área e de um novo Tarumã, pois este nome e o que representa, que nas palavras de Cezar " Bocão " Pegoraro diz que " Tarumã tem alma " não pode ficar refém e à mercê dos interesses exclusivos de terceiros que não sejam objetivos do ACRGS.
          Nossa sorte é que existe o Velopark e os autódromos de Guaporé e Santa Cruz para manterem vivos os valores do automobilismo rio grandense e receberam competições nacionais e internacionais.
          O Autódromo de Tarumã foi feito com o esforço hercúleo de muitos no passado, e é destinado a " CORRIDAS de AUTOMÓVEIS " onde equipes e pilotos se apresentam em competições para um público apreciador das mesmas e não para "cancha reta".
          Perdoem meu desabafo, mas já vi e vivi tanta coisa bonita e agradável nestes meus mais de meio século de automobilismo de competição, bem como já estar muito velho para ficar calado diante desta nojeira, é que assim me manifesto.
          Conhecem um centenário ditado que diz : " Enquanto os cães ladram, a caravana passa " ...........? .. é assim que estou me sentindo: alguém que reclama e expoe seus sentimentos em relação ao que está ocorrendo, enquanto os fatos continuam ocorrendo e passando em frente aos nossos olhos sem que nada aconteça...

Um grande e alegre abraço a todos confrades e amigos.

Roberto Giordani.

domingo, 22 de maio de 2011

Jurassic News - F1 em Barcelona

          Bom dia caros confrades e amigos!
          O que acabo de ver no terceiro treino e na formação do grid do Grande Prêmio da Catalunya de Fórmula 1 me fez lembrar no sentido figurado ( não correlacionar ) a narração de uma piada de mau gosto dos tempos do "apartheid" em que um cidadão estava no mezzanino de um cinema tranquilamente vendo um filme: eis que sente necessidade de "tirar agua do joelho" e é informado que não tem toilette no cinema e deveria jogar o líquido lá para baixo na platéia, mesmo que fosse atingir quem por lá estivesse; como não haviam alternativas, o cidadão não teve outra saída, senão fazê-lo. Tão pronto teve inicio o descarte da "água quente" veio uma voz lá debaixo : " o cara, só em mim!!! Joga nos outros também!!!" .
          E o que tem isto a ver com a Fórmula 1 e o GP da Catalunya?
          Vejamos :
          O cinema é a representação do Circuito espanhol; o cidadão tranquilo do mezzanino é a representação da tranquila RBR; a "turma de baixo" é a representação das outras equipes e por fim, não ter toilette significa que não tem outra maneira de acontecer alguma coisa diferente, ou seja :
          Foi tamanha a superioridade da RBR nos treinos e na formação do Grid que o cidadão Vettel no último minuto do treino, se levanta e crava um temporal em apenas uma volta, derramando o líquido quente na cabeça da turma de baixo; como se isto não bastasse, na formação do Grid o companheiro dele mais conhecido como "caçador de crocodilos Weber" também vai na borda e joga outro temporal arrebatando a Pole.
          Por ironia e para minha decepção, sabem quem reclamou primeiro lá de baixo por ter sido atingido de saída pela água??? A minha querida e no momento "perdida" Ferrari (Viva L'Italia) que só pintou no início da temporada e neste momento passou pelo vexame de ter que retirar sua nova asa traseira porque as medidas do bordo superior estavam fora do regulamento.
          A derrocada não está sendo maior porque existe um Fernando Alonso na Ferrari, que é bom mesmo e que conseguiu com sua competência não deixar ser pior ainda para a Ferrari pelo menos até agora.
          Ora, Sr. Dominicalli, seja menos pródigo na falação e cuide mais da minha, da nossa querida Ferrari. Aliás, hoje pela manhã o Nico me perguntava o que estava ocorrendo com a Ferrari, ao que respondi : falta contratar estrangeiro decente para dirigir a equipe! Lembram da bagunça que era a Ferrari antes da chegada de Jean Todt?
          A única equipe que está pegando só os respingos da água e não o jorro principal, é a McLaren, com um trabalho muito bem feito e pilotos capazes.
          Como dizia o Mestre Fângio, o gênio de Balcarce, "carreras son carreras, y todo puede ocurrir" : pode ser, que a vitória amanhã durante a disputa do GP, possa vir a sair das mãos da RBR, o que acredito ser muito difícil, a não ser imprevisto ou o retorno da peleia Vettel X Webber.
         Estejamos atentos.


          Tenham todos um ótimo final de semana.


          Roberto Giordani.