Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















sexta-feira, 7 de maio de 2010

CATALUNYA - TREINOS 1 E 2

     Olá meus amigos jurássicos e demais amigos do Blog:

     Como era de se esperar o desembarque na Europa do círculo da F 1, posso informar agora, trouxe junto diversas modificações em quase todas equipes, principalmente em aerodinâmica, como também já se anunciam modificações para 2011.
     A mais importante de momento, conforme os sites italianos, em entrevista com Rubens Baricchello e depois confirmada pela montadora francesa, que a mesma cederá seus propulsores a Williams em 2011, bem como à nova equipe espanhola Epsilon Euskadi, que deverá aumentar o contingente de novas equipes na F1 para o próximo ano. Esta cessão de propulsores pela Renault, é a esperança de recuperação da Williams que já teve no passado com esta parceria, viaturas vencedoras nas mãos de Mansell, Prost, Damon Hill e até mesmo do complicado Jacques Villeneuve.
     Nunca esquecendo que este ano estão equipando RBR, séria candidata ao título.
     Parece que o Rubens tem razão quando fala a boca pequena da pouca potência e falhas no sistema de lubrificação dos Cosworth; as demais equipes que estão usando esta glória do passado, talvez nem possam identificar a falta de potência, pois andam envolvidos em resolverem primeiro os problemas com chassis e aerodinâmica; consta que a Hispania irá chutar fora os Dallara para 2011.
     Por falar em novas equipes: com 24 viaturas no grid já dá uma enorme confusão na formação do grid, imaginem com a entrada de mais uma (Epsilon); isto sem falar da estadunidense USRacing que está doidinha para entrar; só que " manca soldi" ou seja, falta dinheiro.
     Quanto aos dois primeiros treinos, realizados hoje na Catalunya, alguns pontos ficaram salientes para equipes, viaturas e pilotos. Nos comentários a seguir, sempre se faz necessário levar em consideração que não se sabe das quantidades de combustível que as viaturas carregam, podendo fazer muita diferença como na Ferrari( Viva L'Italia) que sabidamente faz a sua preparação de corrida nos treinos de sexta feira; o mesmo pode-se dizer da Mercedes onde o Schumacher apareceu repentinamente na frente do Rosberg.
     Somente na formação do Grid é que realmente se saberá de quem é quem em Barcelona.
     No 1º treino as equipes foram à pista com pneus qualificados de duros (para aquela pista) e de cara as Mac Laren vieram colocando tempo nas demais; quando outra viatura fazia o melhor tempo, logo os dois ingleses da Mac Laren sobrepunham seus tempos, mais uma vez esmagando o piloto da casa, Alonso; fizeram os dois primeiros tempos com Hamilton mais de meio segundo de Button.
     A grata constatação é o velho Schumi, aproveitando muito bem o pacote aerodinâmico da Mercedes, crava o terceiro tempo, atrás apenas 44 milésimos do campeão de 2009; pela primeira vez andou à frente de Rosberg que ficou com a 6ª posição, estreando um chassis da Mercedes com mais comprimento entre eixos e novas asas; não se sabe ainda se dará certo a maior distância entre eixos.
     Quarta e quinta posições para as máquinas da RBR, com o "caçador de crocodilos" Weber batendo o astro alemão Vettel por escassos 15 milésimos.
     Agora vem as Ferraris? Ainda não.
     Em 7º , o polaco milagroso da Renault, mostrando que se instalou entre as ditas 4 grandes, com o russo Petrov fazendo o 9º tempo.
     E agora vem as Ferraris? Sim; com Alonso em 8º no papel de fiambre do sanduíche que lhes aplicaram os dois pilotos da Renault; discreta a atuação do asturiano, porém, muito melhor do que o Felipe, que de chassis novo não conseguiu baixar do 12 º tempo, apesar de suas arrojadas tentativas.
     Comentário final do 1º treino: é bom o Bruno Senna parar de reclamar dos pilotos de teste da Hispania, pois o Klien "ajeitou" a barata dele, e ainda " de prima" colocou meio segundo no brazuca.

     Para o segundo treino, o fato principal foi a opção de pneus ditos macios, que tiveram o poder de modificarem o desempenho para muito melhor das Red Bull que ficaram com os dois primeiros tempos e espantosamente as Mac Laren não repetiram os feitos do primeiro, caindo Hamilton para 5ª posição e Button desabou para 9º.
     Schumacher continua a mostrar serviço e se agarra na 3ª posição, repetindo o que havia feito com pneus duros; seu companheiro Rosberg perde uma posição e fica com o 7º tempo.
     Melhora a Ferrari, com Alonso ocupando a 4ª posição e Massa vem para seu lugar na 8ª.
     Kubica não se faz de rogado e toma a 6ª posição do Rosberg; Petrov, inexplicavelmente desaba feio para a 16ª posição.
     Na 10ª posição aparece a primeira Force India, mostrando que deseja lugar entre os top ten.
     Resta então, após o 3º treino assistirmos ao Qualify e aí sim poderemos dar algum palpite sobre o provável vencedor.

    Haaaa....já ia esquecendo: tem alguma chance de chuva na corrida e aí então saberemos o que o "precioso líquido" poderá fazer nos desempenhos dos ases da F1.

     Até amanhã e um grande abraço a todos.

     Roberto Giordani.

Um comentário:

Roberto Giordani. disse...

Olá amigos!
O 3ºtreino realizado pela manhã de hoje, começa a mostrar quem é quem na Catalunya. As duas RBR ficam com as duas primeiras posições, com a nova sensação alemã enfiando 700 milésimos no caçador de crocodilos; a seguir a dupla da Mac Laren. Em quinto o Schumi mostrando que está "voltando"; Rosberg fica por perto com o 7º posto.
As Ferraris parece ainda não estarem se entendendo, com Massa em 6º e Alonso em 8º. Finalmente, sempre em busca dos top ten, a Renault de Kubica em 9º e a Force India em 10º.
Daqui a pouco será a hora da verdade com o Qualify. Até lá.