Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















segunda-feira, 15 de março de 2010

Fórmula Indy = Hamburguers + Cerveja + Porradas


     Enquanto a Fórmula 1 prima por apresentar espetáculos austeros envolvendo fantásticas fortunas, deste lado de cá do mundo, temos uma categoria não menos exitosa e também com público cativo que é a Fórmula Indy, mas com objetivos bem diferenciados.
     As viaturas estão distantes do nível das da F1, embora não sejam tão atrasadas assim, e as velocidades por vezes superam as da F1 em circuitos diversos.
     A F1 exige cada vez mais autódromos seguros para pilotos e confortáveis para o público; na Indy parece não ser esta a maior preocupação, pois adoram um circuito de rua balizado por blocos de concreto e enfrentar as mais adversas condições, como a prova da São Paulo 300 realizada hoje sob as mais complicadas condições.
     Isto não é uma crítica, é uma constatação.
     Mas existe no espírito da Indy dois fatos que até são positivos:
     1) a valorização do piloto e sua pilotagem, pois os regulamentos das viaturas assim priorizam o artista que é o piloto, dando oportunidade de aparecer o talento de cada um;
     2) o espírito que cerca o público que adora se empanturrar ( mesmo agora em São Paulo e não somente nos U.S.) de hamburguer's, beber litros de cerveja e curtirem várias porradas legais como a da foto abaixo, não se importando muito com o desempenho de carros e pilotos.
     Adoram uma bandeira amarela, para verem as viaturas se juntarem e na relargada uma nova possibilidade de nova porrada.............cruzes!!!
     No Brasil torcem pelos pilotos brasileiros, o que é legal, mas não sabem muito bem avaliarem seus desempenhos e talentos; na F1 já existe gente mais especializada e objetiva em informar particularidades.
     Vejam a Indy 500 em que junta milhares e milhares de pessoas para verem a prova e alguns não vêem nada, pois passaram uma semana em seus trailers bebendo e comendo tudo que tem direito.
     Não concordo com aqueles que dizem que os pilotos da Indy são " uns Manés que não conseguiram entrar na F1"; não é verdade, pois é preciso ter além de talento, muita coragem para enfrentar pistas como as de São Paulo, coisa que os pilotos da F1 nem pensariam em chegarem perto.
     A turma da F1 já tem uma prova indigesta que é Mônaco, que nem de longe é tão ruim como esta de São Paulo ou as do Canadá ou ainda Las Vegas; falando sério, Mônaco é melhor fora da pista que dentro dela; vencer em Mônaco dá prestígio sim aos pilotos, mas tenho certeza que se pudessem evitar o circuito, eles o fariam, embora digam que "adoram" correr em Mônaco.
     Por fim, para maiores detalhes da corrida recomendo o site da São Paulo 300 já mencionado no Blog; nós, ficamos por aqui com até mesmo simpática visão da Indy.

Um comentário:

Carlos Giacomello disse...

Parabéns pelo Blog. Fico feliz em ser o primeiro o postar um comentário. Realmente, se colocarmos a emoção(a acho que uma corrida de automovel tem que ser assim)em primeiro lugar, a Indy dá de 10x0 na fórmula 1. Esta, prima pela tecnologia e, até em função das mortes, pela segurança o que fatalmente, afasta a amoção.
sucesso com o blog. vou acessar todos os dias, a exemplo do blog do sanco. é a nossa historia.