Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















domingo, 12 de junho de 2011

Volante do Audi R18 TDI - Le Mans

Matéria cedida pelo companheiro EURICO ESTIMA:
 
AUDI R18 TDI

Ao contrário de seus abtecedores, R8, R10 TDI e R15 TDI, o novo Audi R18 TDI a posição do piloto é do lado direito. O motivo: em um conceito de melhoria geral, um carro de corrida pilotado do lado direito possibilita uma posição mais ergonômica e menos distorcida para o condutor (a maioria das curvas ao longo de todo o circuito de Le Mans é feita para a direita. Além disso, é mais fácil fazer a mudança de piloto pelo lado direito). Enquanto era necessário proteger da chuva os comandos eletrônicos dos modelos anteriores, os engenheiros conseguiram organizar tudo ergonomicamente no cockpit fechado para melhor atender os pilotos. As funções mais importantes estão localizadas no volante desenvolvido para a prova longa...
01 - O botão de partida está localizado direto no volante.
02 - Há quatro comandos atrás do volante: os dois superiores são para o farol alto e para o limitador de velocidade do pit lane, os dois inferiores para mudança de marcha.
03 - O display central mostra as informações mais importantes.
04 - Os botões para o ajuste detalhado de equilíbrio de freio e do controle de tração (ASR) são usados com frequência.
05 - O piloto pode ajustar as características do motor meio de diversas chaves rotativas.
06 - Radio=sugnifica contato com os boxes; Drink=bebida energética ou hidratante.
07 - Importante para um LMPI fechado: limpador de parabrisas.
08 - Limpador dos vidros laterais.
09 - Temporizador para o parabrisa.
10 - Extintor de incêndio...
 
 

2 comentários:

Zuio disse...

Amigo Giordani
Em uma opinião particular,creio que seria melhor que limitassem a potência dos protótipos para não haver uma disparidade tão grande com os carros de turismo.
Na prática esta se tornando perigoso esta diferença de velocidade sendo que oas turismo já começam a atrapalhar os protótipos e a corrida torna-se uma disputa entre duas equipes relegando a terceiro plano os Gts.
É lindo ver os P1 e P2 porém as 24
Hrs precisam de mais um atrativo aos demais concorrentes.
Zuio

Roberto Giordani. disse...

Não deixas de ter razão, porém esta categoria GTE-Am que quer dizer amador, é que está distoando completamente pois estão usando viaturas ultrapssadas (para a competição, é claro), tanto que as duas R-18 iniciaram seus acidentes, atropelando ou sendo atropelados por Ferraris paralíticas desta GTE-Am.
Reduzir a potência dos Protótipos e a velocidade, já foi feito este ano com a adoção de propulsores de apenas 3,7 litros: reduzir muio travam as tecnologias em desenvolvimento.
Um grande abraço.
\roberto Giordani.