Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















terça-feira, 29 de junho de 2010

GP da EUROPA 2010 - FINAL

          O circuito bonito mas sem graça de Valencia, litoral leste da Espanha, foi palco da nona etapa do campeonato mundial de F1.
          A Ferrari, após alardear um novo escapamento para seus monopostos, e ser criticada por infringir o regulamento testando-o, não passou de um oitavo e um décimo primeiro lugares ao final da prova.
        As Ferraris largaram bem; Webber caiu 6 posicoes; Vetel e Hamilton quase se enroscaram, e Schumi enloquecido lá atrás, "ensanduichado" entre Force India e uma STR....
        Na decima volta, após mudar de estratégia trocando pneus, Webber, atabalhoadamente entra na traseira de Kovaleinen, e literalmente "alça novos vôos" (Red Bull te dá aaaassaaaaassss), dando um 180 graus, caindo de rodas pro ar e depois tornando a girar novamente, se estatelando em direção à proteção de pneus. Quando o carro parou, Webber tirou o volante, tirou a proteção do cockpit e saiu do carro ileso, sacodindo a poeira do macacão.
        Os adversários 'e que ficaram felizes com a pirueta de Webber, pois puderam ver com perfeição os extratores e escapamento da RBR com o assoalho todo a mostra.
        Isto gerou a entrada do Safety Car na pista, e quando entrou, Hamilton ultrapassou-o no final da linha de segurança na saída dos boxes. E isto não e permitido.
        Charles Whiting, em primeiro lugar, queria assegurar-se da ausência de riscos causados pelo acidente entre Webber e Kovaleinen. Quando certo disto, iniciou analise do ocorrido com o Safety Car, verificando os transponders / gps das trajetorias de Hamilton e do proprio Safety Car. Como ele nao conseguia os dados, apelou para as imagens de TV para tirar alguma conclusão. Os ângulos de TV eram inconclusivos. Dai apegou-se a imagens de helicóptero, que finalmente foram mais fidedignas e conclusivas, gerando a partir dai as penalidades aplicadas.
E é aí que a Ferrari está calcando seu protesto, pois demorou 14 voltas pro Sr. Whiting se pronunciar. Já era tarde, Hamilton já havia aberto uma diferença brutal a ponto de fazer um pit stop, fazer um drive through e ainda assim permanecer em segundo lugar. Veja declaações no site da ferrari http://www.ferrari.com/Italian/Formula1/Pages/Home.aspx
        Do nosso ponto de vista, não exime-se Hamilton da culpa, pois parece que ele pensou rápido (mérito dele) para atrasar Alonso, deixando-o atrás do Safety Car e enquanto isso "dar pau" em sua McLaren para ganhar terreno.
        Veja aqui o vídeo que comprova a teoria: http://www.as.com/motor/articulo/video-demuestra-hamilton-freno-alonso/dasmot/20100628dasdasmot_4/Tes
        O restante da prova foi enfadonha, sem ultrapassagens, uma verdadeira procissão (como disse acertadamente aquele narrador), excluindo-se o fato da ultrapassagem do "topetudo" Kobayashi sobre o próprio Alonso na derradeira volta.
          Merito ao Rubens, que conseguiu levar a "onca inglesa" ao quarto lugar.
        Ferrari e Alonso estão possessos e acusam FIA, McLaren e Hamilton, que ontem se pronunciou dizendo que "é tudo "choradeira" e que o bicampeão mundial está triste com o seu mau desempenho. Eu o vi sendo ultrapassado por uma Sauber (Kamui Kobayashi) no telão. É muito incomum para ele ser ultrapassado por uma Sauber, então ele devia estar completamente em outro mundo. Mas eu não entendo por que eu afetei tanto a corrida dele. Todos têm direito a opinião e ele deve estar decepcionado com seu próprio resultado, mas não fiz nada a ele".
        Vamos ver como acaba tudo isso.

        Suas opiniões são contrarias ou a favor?
- A ação do Safety Car (SC) ter entrado em pista entre o primeiro e segundo colocados foi correta? Ele deveria autorizar os outros a ultrapassá-lo até que o primeiro lugar estisse atrás do SC novamente? O que diz a regra?
-  Hamilton foi punido adequadamente?
-  O choro de Alonso tem fundamento?
- A punição de 5seg aos 9 carros foi por um motivo correto?


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                                    Acidente de Weber x Kovaleinen


Pilotos Brasileiros torcem pela seleção brasileira de futebol ('e o que resta pra eles)


Um comentário:

Roberto Giordani disse...

Bom comentário da Final, Betho. Reafirmo que foi "manobra atrasada" do Webber, pois existe ainda mais um fator além daqueles que já citei no Mural: a próxima curva era para a direita, não precisava nem de aproximação de vácuo........era só puxar para direita e logo estaria ultrapassando o finlandês.
Quanto ao "affair" Alonso/Ferrari contra Hamilton sinceramente não entendi muito bem; se alguém me explicar melhor eu agradeceria.
Até os sites italianos não estão muito certos, pois não puseram "a boca" até agora.
Um grande abraço a todos.

29 de junho de 2010 12:01