Pelos níveis de conhecimento que os leitores têm a respeito da F1, resumo as 3 práticas e o Qualify como normais dentro das situações que temos das diversas equipes.
O erro cometido pelo Príncipe das Astúrias, que garantiu somente a 12ª posição, caso não houvesse ocorrido, na melhor das hipóteses o levaria a ficar com o oitavo ou nono tempo no Grid, pois definitivamente a Ferrari não está bem.
Com isto Kobaiashi, o japa da Sauber, emplacou um feliz 10º lugar no grid.
Por falar em Ferrari (Viva L'Italia): se a Casa de Maranello é considerada uma das quatro grandes, me atrevo a dizer agora que são cinco grandes, pois a Renault ao que parece ganhou o direito de inscrever-se junto as demais consideradas grandes; pior; se o critério é ter quatro grandes equipes, com muito pesar diria que a Ferrari não estaria entre as quatro.
Quanto a corrida propriamente dita, dois lances chamaram a atenção e marcaram muito bem a disputa entre 2º e 1º pilotos das equipes.
poucos sabem ou não se lembram no momento, mas existe uma coisa chamada "vácuo lateral", que se manifesta e muito quando as viaturas estão em alta velocidade. Reparem que pela câmera do carro do Webber vê-se por duas vezes que o carro do "mimoso" Vettel foi atraído pelo do caçador de crocodilos (Weber), que manteve disciplinadamente sua linha e não "fechou" de jeito algum o 1º piloto (dúvida) da RBR, até que na terceira vez entrou de vez havendo o choque.
O Vettel não sabia que isto existe? Certamente que sim, mas a pressão de passar aquele que poderia pedir sua posição dentro da equipe, depois do que seria terceira vitória consecutiva do caçador de crocodilos, fez de conta que isto só acorre com os outros e enfiou quando deu no jeito.
Fora esta hipótese, o que poderia ser? O Vettel querer fazer tomada para a próxima curva? Negativo, a próxima curva era para esquerda e ele já estava posicionado no lado de dentro da curva, passando a bronca para o Webber ao ficar por fora.
Dar um "susto" ou "chega-pra-lá" ? De forma alguma, pois apesar de jovem o Vettel não é nenhum banana para fazer um ato de estultice destes.
Achar que havia ultrapassado e fazer a tomada da curva (como falou o grande comentarista da Globo), é um impropério.
Agora, querer passar de qualquer jeito motivado pela pressão isto sim, é o mais provável.
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EXPLICAÇÃO DO VACUO LATERAL:
É uma interpretação nossa pelo nosso conhecimento: existe uma coisa que pouca gente sabe que é o vácuo lateral.
Quando o Vettel ultrapassou com a asa dianteira a asa do Webber , seu carro assume a função de "empurrar" o ar para frente principalmente a área dos pneus, com isto abre um vácuo que é formado pelas laterais dos monopostos e pela quantidade de ar são que canalisadas para as tomadas dos radiadores que estão um pouco atrás da posição horizontal do piloto.
Isto só acontece evidentemente em alta velocidade e até ventos laterais influem.
Isto pode-se notar até mesmo em estrada quando um ônibus que empurra uma imensa massa de ar pela frente, formando uma parede que chuta o ar para frente, para os lados e para cima; enquanto isto, nas laterais forma-se um vácuo que quando um automóvel ali entra e se encontra meio próximo do ônibus ele é "atraido" pela lateral do ônibus; nota uma coisa, mais ou menos na metade do ônibus se tu estiveres a bordo e abrir a janela, o ar irá sair de dentro do ônibus e não entrar; as últimas janelas o ar já fecha sobre a lateral e irá "rolar" pela lateral saindo atrás e formando o vácuo da traseira do ônibus .
O Vettel deveria saber disto quando passou rente ao Webber; se não sabia, ficou sabendo agora.
Mais uma: repara também que antes das rodas se tocarem, por duas vezes o carro do Vettel foi "chupado" pelo do Webber (a câmara do Webber é que melhor filmou) e voltava; até que na 3ª vez entrou mais e os pneus roçaram.
A atitude do Vettel em girar o dedo dizendo que o Webber era maluco, cabe bem para o "Mimoso" pois arriscou e perdeu.
Acreditamos ter sido isto.
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O segundo fato ocorreu com os pilotos da Mac Laren: era evidente que o Button naquele momento que tentou a ultrapassagem tinha melhor carro que o Hamilton; o já vencedor de duas corridas este ano não hesitou e foi para cima do primeiro (dúvida) piloto da sua equipe; mais que ligeiro a Mac Laren deve ter mandado o Button recuar, não só para evitar a repetição do ocorrido com as RBR's, mas principalmente, que o Button venceria sua 3ª corrida contra zero do protegido Hamilton, o que poderia trazer desequilíbrios semelhantes aos que poderia acontecer na RBR.
É uma interpretação nossa pelo nosso conhecimento: existe uma coisa que pouca gente sabe que é o vácuo lateral.
Quando o Vettel ultrapassou com a asa dianteira a asa do Webber , seu carro assume a função de "empurrar" o ar para frente principalmente a área dos pneus, com isto abre um vácuo que é formado pelas laterais dos monopostos e pela quantidade de ar são que canalisadas para as tomadas dos radiadores que estão um pouco atrás da posição horizontal do piloto.
Isto só acontece evidentemente em alta velocidade e até ventos laterais influem.
Isto pode-se notar até mesmo em estrada quando um ônibus que empurra uma imensa massa de ar pela frente, formando uma parede que chuta o ar para frente, para os lados e para cima; enquanto isto, nas laterais forma-se um vácuo que quando um automóvel ali entra e se encontra meio próximo do ônibus ele é "atraido" pela lateral do ônibus; nota uma coisa, mais ou menos na metade do ônibus se tu estiveres a bordo e abrir a janela, o ar irá sair de dentro do ônibus e não entrar; as últimas janelas o ar já fecha sobre a lateral e irá "rolar" pela lateral saindo atrás e formando o vácuo da traseira do ônibus .
O Vettel deveria saber disto quando passou rente ao Webber; se não sabia, ficou sabendo agora.
Mais uma: repara também que antes das rodas se tocarem, por duas vezes o carro do Vettel foi "chupado" pelo do Webber (a câmara do Webber é que melhor filmou) e voltava; até que na 3ª vez entrou mais e os pneus roçaram.
A atitude do Vettel em girar o dedo dizendo que o Webber era maluco, cabe bem para o "Mimoso" pois arriscou e perdeu.
Acreditamos ter sido isto.
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O segundo fato ocorreu com os pilotos da Mac Laren: era evidente que o Button naquele momento que tentou a ultrapassagem tinha melhor carro que o Hamilton; o já vencedor de duas corridas este ano não hesitou e foi para cima do primeiro (dúvida) piloto da sua equipe; mais que ligeiro a Mac Laren deve ter mandado o Button recuar, não só para evitar a repetição do ocorrido com as RBR's, mas principalmente, que o Button venceria sua 3ª corrida contra zero do protegido Hamilton, o que poderia trazer desequilíbrios semelhantes aos que poderia acontecer na RBR.
As Mercedes entraram nas práticas e qualifying com Schumacher tendo o Rosberg por perto e terminou a corrida da mesma forma, sem ameaçar nem de longe as RBR e Mac Laren; estavam tão atrás dos quatro ponteiros, que o Webber depois de ter sido atropelado, foi aos boxes, trocou asa dianteira e pneus e ainda manteve a terceira posição.
As Renault, discretas mas eficientes, permanecem entre os top ten.
A Ferrari é que preocupa a todos que apreciam a Casa de Maranello; os engenheiros da equipe do Cavalino Rampante devem parar de procurar soluções de desempenho em ductos que fecha com o cotovelo, depois com a mão e agora querem passar para a perna esquerda e acharem as verdadeiras deficiências do F-10.
O Massa e o Alonso, são pilotos de excepcionais qualidades e nem assim conseguem fazer andar a viatura deste ano; uma lástima.
As esperanças de sucesso na Turquia, alimentadas pelos sucessos obtidos em provas anteriormente, enfumaçaram e só confirmou a má fase.
O que restou de bom, é que a Mac Laren está se chegando na RBR e com isto teremos ótimas peleias (pra quem náo é do Rio Grande, isto significa lutas, brigas) nas próximas corridas.
Um grande abraço a todos e ótima semana.
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RESUMO HILÁRIO DO GP TURQUIA:
5 comentários:
Giordani
Se continuares a escrever com tanto brilhantismo e conhecimento de causa, logo alguns "bruxos" da imprensa especializada vão começar a te boicotar, porque serás uma ameaça séria ao trabalho (em geram ignorante e lamentável) deles.
Perfeito comentário sobre o final de semana turco.
Só para completar, caso algum desavisado possa ter ficado com alguma dúvida: no lance entre as duas MacLaren, a velocidade da disputa era baixa (curvas de 2ª e 3ª marcha) e, por isso, o "tal" vácuo lateral não tinha efeito algum. Digo isso não para inocentar o Vettel, culpado pela batida, mas para que ninguém fique imaginando coisas onde elas não existem.
É evidente que o chefão da MacLaren MANDOU a dupla sossegar, depois de quase se enroscarem disputando a ponta da corrida.
Complementando:
O que o Vettel quis dizer, após descer do carro, ao sinalizar que o Webber estava "louco", deve ser interpretado como uma reclamação ao fato dele (Vettel) estar mais rápido e o seu companheiro de time não ter aceitado a ultrapassagem e tentado dificultá-la ao máximo.
Meus amigos acho que isto esta ficado muito bom, pois agora temos um veiculo com informações serias, documentadas e com conhecimento sobre automobilismo , ainda podemos contribuir com nossas opiniões.
Olha, se os veículos especializados não se cuidarem, não sei não!!!!
Oi Marcelo!
Obrigado pelas tuas considerações a respeito. Na verdade, sabes que a maioria de nós que somos ex-pilotos e fanáticos por automobilismo de competição, mesmo que nunca tenhamos pilotado um monoposto, desenvolvemos esta cultura de analisar os fatos em seus detalhes. Infelizmente, pouquíssimos que militam na mídia têem estas características: justiça seja feita ao Daniel Dias da ZH que infelizmente tem pouquíssimo espaço no jornal para colocar suas acertivas.
Tenham todos uma ótima semana.
Roberto Giordani.
Oi Marcelo....Oi Chico!
Acertou teu "complementando" a respeito do "ele pensou", mas na realidade o Webber esportivamente nada fez de errado; deu espaço sim, mas não tinha a obrigação de facilitar a ultrapassagem.
E tu, Chico véio companheiro de muitas peleias, sabes que os Jurássicos se apoiam nas opiniões que são trocadas entre si e nas Reuniões, e isto nos fortalece e incentiva a externarmos nossas opiniões; ainda mais agora com o Betho coordenando sabiamente os artigos no nosso blog.
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