Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















segunda-feira, 17 de maio de 2010

DIE GRÜNE HÖLLE - NÜRBURGRING - NORDCHLEIFE - Largada e Comentários

          "Die gröne hölle" é o apelido dado ao traçado de Nordschleife / Nürburgring, por Jackie Stewart, que em inglês significa The Green Hell, e em português O Inferno Verde.
        Foi inaugurado em 1927, possui 22,4 km de extensão e 172 curvas...impossivel de um piloto decorar o traçado ideal para todas.
        Você pode dar uma volta com seu próprio carro pela bagatela de 22 Euros.
        Se quiser andar mais, veja os valores.


          Para quem não assistiu, a JurassicTV reproduz a largada e os 10 primeiros minutos da grande 24 hrs de Nürburgring / Nordshleife, ocorrida neste final de semana.
        Olhem a quantidade de carros !!!!!! Foram 198 a largar.
        Entra para a história também, o público recorde de 220.000 espectadores e torcedores.




CLASSIFICAÇÃO FINAL:


           Para entender melhor quem estava correndo contra quem é preciso dizer que os participantes são viaturas assemelhadas a FIA GT3, pois ali estavam viaturas GT2 adaptadas para GT3 e por outro lado haviam GT4 reforçadas; a bem da verdade, mais ou menos o que se corre no Brasil com o Regulamento FIA GT3 Brasil.
          A maior verdade de todas é que a medida de juntar os carros com características de passeio super equipadas é um sucesso, pois o Grid de largada dos 23 quilômetros do Circuito do burgo alemão tinha nada menos do que 200(duzentas) viaturas inscritas.
          Despertou tanto interesse que o Dr. Ludwig, o "obbermeister" chefe de Desenvolvimento e Competições da Audi, baixou na pista com oito Audi R8, sendo quatro do tipo LMS entre oficiais; não bastando isto, convocou a sua nata de pilotos que pilotam da Fia P1 e DTM, e distribuiu os mesmos nas diversas viaturas.
          A BMW não se intimidou: o " Motorsport-Direktor" Dr. Mario Theisen (lembram dele na Fórmula 1?) também arregimentou os pilotos que andam na WTCC e os arrumou em duas M3 da GT2, reduzidas e preparadas pela Schnitzer, uma antiga e bem sucedida casa alemã preparadora de carros que desde os anos 70 do século passado inscreve seu nome junto a da Casa Bavaresca da BMW; levou também as Z-4 da própria GT3.
         A Porsche, após vencer diversas edições desta prova, parece não ter muito mais interesse, pois deu atenções somente a viaturas Hybrid, que por sinal tiveram excelente comportamento, chegando a andarem horas e horas como ponteiros.
          A Ferrari por sua vez, estreante de 24 Horas de Nurburgring, chegou de mansinho com poucas 430 GTC que são parecidas com as nossas GT3, e por pouco não emplacam a vitória com a única equipe oficialmente apoiada.
         No grid entre os 200 que largaram, haviam a japa Nissan Z 33, a evolução daquela valente Z 300 que já se cansou de surrar Porsches e Pontiac nas 24 horas de Daytona e a única marca a entrar entre os Top 12, fora as marcas das três casas alemãs e italiana da Ferrari; alinharam também, Lexus, Opel, Honda RSR, Mini Cooper........um festival atraente de marcas e pilotos.
          Já pensaram? Para 200 carros no grid deve ter existido pelo menos 800 pilotos e logística para tudo isto; que festa!!! Devem ter buscado pilotos até entre os Jurássicos de lá!

          A CORRIDA: Falar das 24 horas seria preciso mais 10 páginas. Resumindo; foi mais uma vez a vitória do planejamento, da astúcia, das viaturas e pilotos confiáveis.
          A Audi como veio com muitas viaturas pode se dar ao luxo de "baixar a lenha" desde o início da prova, mas a estratégia não teve os resultados esperados: entre quebras, saídas de pista e batidas nas latas, a esquadra tipo "blitzkriege" do Dr. Ludwig conseguiu ficar apenas com a 3ª e 5ª posições entre cinco primeiros, a uma e duas voltas respectivamente do vencedor. Aliás, parece que o Dr. Ludwig perdeu a sua estrela de dominar provas de 24 horas de duração, pois nas 24 de Mans de 2009 ele foi com três R15 e mais três R10, e mal e mal conseguiu segurar uma 2ª posição, pela excelente atuação de Kristensen, seu melhor piloto de Fia P1, que chegou longe da Peugeot 908 FAP TDi vencedora e com outra viatura da casa do Leão francês, fungando no seu pescoço.
          A BMW M3 GT2 vencedora, que por sinal tinha na equipe o brasileiro Augusto Farfus, uma verdadeira expressão neste tipo de pilotagem, mostrou mesmo que tem sangue de vencedora, mantendo uma estratégia perfeita de corrida, assumindo a ponta somente após a 21ª hora de corrida, chegando mesmo a andar 3 voltas atrás do ponteiro, economizando equipamento e paradas desnecessárias, deixando para as conterrâneas Audi e Porsche o dissabor de quebras e batidas.
          Alinha também uma Z 4 GT3 na quarta posição.
          Os Porsches precisam receber as atenções severas da Casa de Sturgard, pois apesar de liderarem por diversas horas, apresentaram um festival de quebra de escapamento, caixa de câmbio, radiadores, suspensões e o velho problema com os freios; para quem já foi vencedor por diversas edições, um sexto lugar não ficou muito bem, não.
          A Ferrari 430 GTC, veterana nas mãos de Farnbacher, optou pela mesma estratégia das BMW e emplacou um 2º lugar, na mesma volta da vencedora.
          Concluindo, devo dizer que foi uma eletrizante corrida que foi transmitida pela JurassicTV no Blog dos "véios" em parceria com as entidades européias.

Roberto Giordani

3 comentários:

Zuio disse...

Oi Roberto
Gostei muito dos teus comentários, muito além dos desinformados comentaristas nacionais.
Com relação a Porsche, tambem acho que os responsáveis pelo depto de competição deveriam olhar com mais carinho e atualizar as baratas que pararam no tempo - talvez achem que tradição ganha corridas.
obrigado pelos comentários
Zuio

Marcelo Aiquel disse...

Fiquei literalmente "arrepiado" de ver uma largada com um grid deste tamanho e qualidade. É o sonho de quem curte automobilismo.
E a turma da frente saiu "batendo porta e arrancando espelhos", mesmo sabendo que teriam APENAS mais 24 hs de pau puro.
Sensacional!

Parabéns pela disponibilização das imagens.

Abraço

Fernando disse...

ESBROGLIO pergunta...

QUE IDADE TERIA O PILOTO MAIS VELHO DA CORRIDA ? QUEM DESCOBRE ?