Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















quarta-feira, 19 de maio de 2010

MONACO - FINAL

          Falar do GP de Mônaco é praticamente falar do impecável Webber e de sua maravilhosa RBR, pois o Alonso, que apresentava nas duas primeiras práticas como sério candidato a vitória, usou aquele fiapo a mais da aderência de sua Ferrari (Viva L'Italia) na terceira prática e acabou nas latas com o monobloco avariado a ponto de ser feita a sua substituição; com isto foi obrigado a largar dos boxes.
          Mesmo assim, demonstrando muita habilidade e certa irritação, principalmente vindo a dar uns xingões no Lucas de Grassi, que diga-se de passagem estava mais do que o papel dele pois afinal naquela circunstância de ultrapassagem, o Alonso era um concorrente e não um ponteiro a quem devesse abrir passagem, o asturiano apoiado por boa estratégia e ótima pilotagem chegou ao final na 6ª colocação, sem antes não ter levado um meio "chegapralá" do Schumacher que ambicionava naquele momento ser 6º e terminou em 12º com a indevida ultrapassagem.
          Por falar em punição, já vamos falar do último lance da corrida de domingo em Mônaco: alguns preferem dizer que a ultrapassagem do Schumi sobre o Alonso a pouca distância da linha de chegada e sob bandeira amarela foi mais uma do " Dick Vigarista" Schumacher; outros, ressaltaram exultantes por seus microfones naquele momento, a habilidosa capacidade do alemão , querendo fazer crer que teria sido um lance de gênio.
          Ao nosso ver, ambas opiniões são equivocadas, mais parecendo uma atitude de ter que tomar uma decisão rápida ao ver que a Ferrari havia desgarrado para a esquerda e talvez( quem pode ver naquele momento?)julgando um possível chicotaço do carro de Maranello nas latas, pudesse vir a bater nele,
          O Schumi não é nenhum santo e tem em seu passado alguns lances comprometedores; pode até mesmo ele ter tentado uma situação de dúvida de interpretação( se colar, colou) e se deu mal.
          Muita gente falando em luz verde após a entrada do SC no boxes ou linha imaginária tipo Safety Car line e outros argumentos...... tudo baboseira: bandeira amarela na pista toda e SC na pista que indica proibição de ultrapassagem e a corrida só poderá ser retomada para ultrapassagens após as viaturas cruzarem a linha de chegada;
          Se este princípio não for válido, então centenas e centenas de pilotos fizeram papel de "bananas" mantendo-se certinhos e alinhados até a linha de chegada.
          Agora, o que não concordo é com a severa punição de 20 segundos de acréscimo, cabendo muito bem assegurar sua 7ª posição: disseram que a mesma ter sido forçada a dar pelo ex-piloto Damon Hill como desforra do episódio de 1994, o que não acredito. Entendo que é a mesma interpretação de "erro involuntário" de quando um competidor erra e ao errar se beneficia de ultrapassagem sobre outro competidor, é imediatamente avisado( e o piloto sabe bem disto) a devolver a posição; como eram os últimos metros da última volta, e se o procedimento na pista não era possível, o mesmo pode ser feito administrativamente.
           Para encerrar este episódio: caso o Schumacher ultrapassasse o Alonso, sem que este se desgarrasse, aí sim mereceria a severa punição.
          Alguns preciosistas de plantão, que pouco devem entender de corridas, estão sugerindo inadequada a punição em euros por ter o australiano ultrapassado o limite de velocidade na linha dos boxes; primeiro, não acredito que tivesse havido, pois existe um custoso equipamento que não deixa haver esta infração; e segundo, vai fazer o que? Punir com drive thru ou em tempo esta dita infração? Punir para entregar a vitória ao Vettel, o novo "mimoso" do povo alemão, que suou para não ser ultrapassado pela Renault? Sei que lei é lei, e como tal deve ser cumprida, porém, retirar a vitória do Webber que uma semana antes já havia vencido na Catalunya com um pé amarrado nas costas, e esta agora com um pé e um braço amarrados nas costas, mostrando claramente a superioridade? É dose.
          Para finalizar, um pouco de Rubens Baricchello: surpreendente a atuação do mesmo, tirando rendimento da onde não tem a Williams. Ainda sobre o acidente dele: eu vi mal ou a suspensão traseira esquerda na viatura do Rubinho quebrou o braço superior e ele foi direto às latas à sua esquerda? Se alguém viu o mesmo, gostaria de saber.

          Roberto Giordani








4 comentários:

Anônimo disse...

À luz da letra fria do regulamento, parece-me que centenas de pilotos fizeram, sim, papel de banana. Mas nem chegaria a tanto: isso de o Safety Car puxar pros boxes para não sair na foto é coisa nova. Coisa do Tio Bernie e suas invencionices.

Fiquei feliz com a manobra do Schumacher, e triste com a punição que depõe contra as emoções do esporte.

Marcelo Aiquel disse...

Meu caro Giordani

Centenas de "entendidos das leis" (sem sequer tê-las lido uma única vez) resolveram INTERPRETAR o regulamento no quesito Safety Car/Re-largada, para criticar a decisão dos comissários que puniram o grande Schummy.
A regra é bastante clara, conhecida, e não será a sinalização de um posto de fiscalização que autorizará aquilo que a lei proibe. Ultrapassagens, após a saída do SC da pista, somente podem acontecer APÓS a linha de partida, como estabelece a norma internacional.
Na minha opinião, a única critica procedente diz respeito à quantificação da pena aplicada, esta sim EXAGERADA diante dos parâmetros legais. O correto, baseado até no BOM SENSO(ingrediente indispensável na interpretação de leis e regulamentos), seria a pura e simples devolução da posição conquistada.
Me refiro a esta severidade punitiva, porque os mesmos comissários fizeram vistas grossas para três incidentes graves, envolvendo pilotos de ponta na corrida:
1) M. Webber foi flagrado acima da velocidade no pit lane, quando os carros já estavam em procedimento de corrida, ou seja, na volta de alinhamento. Quando os boxes são abertos, já se considera o evento iniciado e as punições são bem conhecidas para quem as infringe.
2) O nosso F. Massa "pisou" na linha amarela de saída dos pits, quando retornava da troca da parada para troca de pneus.
3) Alonso, o príncipe espanhol, ultrapassou o Chandok durante uma re-largada na prova. A TV mostrou claramente a imagem, onde ele já estava "ao lado" do indiano ANTES da linha de partida, o que também é proibido. Os carros devem seguir em fila indiana até o recomeço oficial da prova.

Como houve "olho branco" para estes deslizes, o alemão receber 20 segs. de punição foi demasiado.

Abraço

Marcelo Aiquel disse...

Ah, esqueci do "glorioso" Rubinho, que jogou fora o volante, atirando-o perigosamente no meio da pista (tanto que foi atropelado pelo Hispania do Chandok), sob a alegação pífia e risível de que "queria sair logo do carro".
Ora, regras são para serem cumpridas e novamente os comissários comeram mosca, pois o que ele fez está previsto no regulamento e merece punição.

Fernando disse...

ESBROGLIO dixit...

Sim, quebrou a suspensão ou estourou o pneu do Rubinho. Tens razão.

Abraço.