Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















quarta-feira, 12 de maio de 2010

CATALUNYA - FINAL (PILOTOS)

     Agora vamos aos pilotos, suas atuações e peculiaridades:

     Iniciemos por aquele que mais notícias fez circular nos sites europeus, principalmente a apaixonada e por vezes cruel mídia (sites) italiana; o pior é que Felipe Massa foi o alvo.
     Embora todas paixões que nutrimos pela Ferrari, esta equipe é no momento uma perversa gestora de carros e pilotos, que tem a tendência de descartar qualquer piloto de sua equipe, mesmo que este tenha sido muito útil à equipe a pouco tempo passado.
     Afirmava Alain Prost em 1991, antes de Jean Todt assumir a Ferrari em 1993 impondo uma discreção necessária, além de dar "um basta" com as fofocas dentro da equipe e da mídia, que "dirigir para a Ferrari era o mesmo que dirigir um caminhão", ou seja: a todo momento carregando o peso da equipe; sai Todt e a Ferrari volta a ser um caldeirão. Sempre discreto, Felipe largou esta: " é o mesmo que guiar um carro de Rally"; ao nosso entender querendo fazer crer no inusitado e incerto da Ferrari ou que o F-10 é a mesma coisa, difícil de dirigir.
     Foi o que bastou para a mídia e os sites italianos: não se fazerem de rogados voltando ao insensato de outrora e resolveram punir Felipe como já fizeram com Rubens: publicaram artigos entre os quais um que publicou um garrafal título dizendo que igual a Baricchello, Felipe " perde i piange " ou seja: perde e chora, fazendo alusão as observações ditas por Felipe que não conseguia melhor acerto do carro, por não conseguir temperatura ideal para os pneus traseiros. Estão claramente a demonstrar que desejam Felipe fora da Ferrari.
     No oposto, o Alonso, que além de ser um meritoso e verdadeiro excelente piloto, ainda está sendo bafejado pela sorte como na Catalunya.
     E mais: já é dado como verdadeiro o contato feito pela Ferrari com o polaco Kubica convidando-o para 2011, mostrando claramente que largou o Felipe de mão; não é por menos que só fizeram um ano de contrato com Massa, lá no fim da temporada passada.
     Em contra partida, conta a revista especializada italiana Auto Sprint, que Felipe Massa, agora em Barcelona, teria procurado a Red Bull e se oferecido para pilotar por aquela equipe; fica um pouco difícil de acontecer, a não ser em uma hipótese: o Schumi cair fora da Mercedes, onde também corre a boca pequena que não é bem quisto, por não ter dado retorno a equipe( Mercedes) que muito apostou nele; neste caso, é certo que a Mercedes faria uma proposta milionária a Vettel, com a finalidade de manter pilotos alemães, assim como a Mac Laren com os ingleses.
     Esta sanha de nacionalismo também está sendo alimentada na Ferrari, onde estão ansiosos pela evolução de Daniel Zampieri, um talentoso jovem piloto de 21 anos, destaque na Renault 3.5 World Series, cuja mídia italiana diz ter "poder mágico" de andar em qualquer tipo de pista por mais adversa que possa ser; é aguardar para ver.....guardem o nome.
     Nos demais, somente a destacar a excelente atuação de Webber, que soube tirar tudo do seu carro sem acabar com os freios ou pneus.
     O velho Schumacher parece estar se encontrando com as modificações efetuadas na sua Mercedes.
     Reanimador ver o Rubens dar uma largada muito forte e conseguir um nono lugar depois de um péssimo 17º no Grid.
     Monte Carlo é daqui a pouco: nele, Massa terá chance de mostrar que é tão bom quanto Alonso, ou mostrar que é assim mesmo e ponto final para ele na Ferrari.
     Até lá.

     Um grande abraço a todos.
    
    Roberto Giordani.

Nenhum comentário: