Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















quinta-feira, 15 de abril de 2010

LE MANS - COMENTÁRIO



          Meus amigos :
          Um fato que realmente me agrada é comentar tecnicamente as corridas, evidentemente, naquilo que se tem ao alcance para faze-lo.
          Para minha alegria, achei este vídeo SENSACIONAL que é a largada de Le Mans 2009.
          Agora o que desejo comentar com os amigos:
          No artigo que foi ao ar no nosso Blog a respeito da Preparação para Le Mans 2010, comentava que as R-15 tinham levado uma surra e um dos motivos era a perda da velocidade final em 08 Km/h para as concorrentes 908 e Aston Martin-Lola.
          Abram o vídeo da largada de 2009 e reparem que a Audi perde logo a posição de pole, passando a R-15 do MacNich, que pega forte, a assediar a 908 do Minassian para impedir que esta última entre na reta de Mulsanne na sua frente; não consegue!
          Vejam o que acontece aos 00:59 segundos de vídeo, quando entram em Mulsanne!
          Recordando, Mulsanne tem 2 chicanes colocadas mais ou menos em cada terço do total, fazendo assim que a reta fique dividida em 3 terços.
          Então: a 908 (1º) do Minassian entra na frente com a R-15 (2º) do Mac Nich colada na traseira e o que acontece? A 908 se manda e deixa a Audi encrencada já com a 2ª 908( 3º) do Sarrazin que já vinha fungando no cangote do escocês, já na chegada da 1ª chicane.
          No segundo terço da reta o Minassian abre mais ainda e o "bota" Sarrazin passa gloriosamente o escocês da Audi; vem o terceiro terço e por pouco o terceiro 908 com Marc Genè não faz o serviço no R-15.
          É bom esclarecer que em cada terço as máquinas chegam às suas velocidades finais, pois cada uma ficou no mínimo com 2 quilômetros de extensão.
          Enquanto o Mac Nich perdia posições as outras duas R-15 amargavam uma sexta e um oitava colocações.
          Porque tanta importância para a primeira volta se tem 24 horas pela frente; não é novidade que dar a primeira volta na frente é uma "glória" particular(inexplicável, mas verdadeira) e em Le Mans isto é elevado a potência máxima.
          Querem um exemplo? O infelizmente já falecido e simpático Aldo Costa, nas 1ª 12 Horas de Porto Alegre em Maio de 1962, fica "malandramente" sentado ao volante da sua Simca na posição 1 diagonal à pista, com os mecânicos "consertando" alguma coisa no motor; dada a largada, os meca's batem o capô e o Aldo arranca doidão na frente, dando triunfalmente a primeira volta "forgadito no más" na frente.
          Enquanto viveu, o baixinho negou a malandragem, mas curtia e contava as glórias de ter dado na frente a volta inaugural das 1ª 12 horas.

          É isto aí...

          Um grande abraço.

         
          Aqui, uma "palhinha" do circuito com Mulsanne sem as 2 chicanes... O Porsche fica acelerando com pé em baixo mais de 1 minuto...Que coceira hein???



LEMANS  - STEVE MCQUEEN x LEWIS HAMILTON

Um comentário:

Roberto Giordani. disse...

Que filmezinho legal este; ve se consegue arrumar outros. Tudo que fala de Le Mans é sempre um prazer ver, mesmo que uma montagem como esta.