Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















quinta-feira, 19 de abril de 2012

"ACELERÃO JURÁSSICO" - VELOPARK - 15/04/12

          Alô amigos Confrades!
          Esta mensagem é especialmente dirigida ao JJ que está lá do outro lado do mundo e aos demais confrades.
          Sabem o que significa o termo " MARAVILHOSO " !!!
          Pois o Racing Day que realizamos hoje no Velopark, foi simplesmente maravilhoso.
          Nem precisa falar do companheirismo, das alegrias vividas, dos sorrisos francos e o olhar faceiro estampado nas fisionomias daqueles que lá estiveram " descendo o laço nos Veloce e no Gol furioso " por diversas voltas.
         Acertamos em cheio termos transferido para domingo quando o Sol se fez presente o evento inicialmente marcado para ontem, sábado que foi muito chuvoso: porém, infelizmente, esta transferência nos cobrou muito caro uma vez que a metade dos inscritos para sábado não compareceram no domingo, o que forçou algumas mudanças na estrutura do evento.
          Antes de continuar, um agradecimento muito Especial ao nosso também Confrade Jorge "Jorjão " Fleck como também a sua eficiente equipe, pela sua atenção, cuidados e muitas outras coisas mais que envolve um evento como este.
          Embora a Apresentação dos participantes estivesse programada para as 9 horas da manhã, uma hora antes já haviam diversos Jurássicos circulando pelos boxes do Velopark ansiosos para baixarem o sarrafo nas baratas.


          As 09:30 horas nos reunimos em uma sala especial para o "briefing" conduzido pelo Fleck, mostrando os vários aspectos dos Veloce e da pista, principalmente para aqueles que nunca haviam pilotado ali.

          Participou-nos que uma medida geral, havia sido reduzida um pouco a potência dos motores dos Veloce e por conseqüência reduzido também o seu desempenho em cerca de 1 a 1 segundo e meio as melhores voltas obtidas nesta nova fase.
          Mas o Gol que eu pilotei, continuou "furioso" e bom de pilotar .

          Findo o briefing, Chico + Victor + Big Walter + Trevisan + Nelson + Bresolin + Nêni Fornari + Betho + seu primo Carlos Eduardo e eu, nos dirigimos as nossas viaturas, mais " faceiros que guri de bombacha nova " para fazermos nossas 25 voltas ou mais, sendo que o "fominha" do Nelson Ely deu mais de 40 voltas...... justificável, pois havia tempo " se babava todo " por esta oportunidade.
          Convencionamos que seriamos nós contra o cronômetro, da mesma forma quando se toma tempo para a formação de Grid de largada de qualquer categoria, evitando assim a disputa mano a mano na pista.
          A cautela inicial durou pouco, e já nas primeiras voltas se ouvia trocas de marchas no limite, freadas fumarentas e algumas rodadas para confirmar a valentia do pessoal.
          Pneus aquecidos, pilotos aquecidos, pista seca e iniciando a emborrachar foi sinônimo de progressivas despencadas de tempos: tão claro foi, que as melhores voltas e as 2ªs melhores voltas foram todas feitas após a 20ª volta de cada um.

          Sintoma claro de adaptação às viaturas é que a maioria, nas 6 ou 8 últimas voltas empilharam o tempo dentro mesmo segundo : assim, os três mais rápidos do dia, que foram pela ordem, em primeiro, o "calabrês voador" Chico Feoli, Victor Steyer em 2º e "Big Walter" Soldan em 3º, rodaram dentro dos 1'12", variando em milésimos apenas a diferença entre seus tempos.
          Verificando os tempos dos demais, aconteceu semelhante fato, o que muito nos satisfaz, porque mesmo depois de muitos anos fora das pistas ainda temos a capacidade de desempenhar com elevada concentração e até mesmo incomum talento e vontade de fazer, levando em conta que para a maioria presente os cabelos brancos e a calva, avançam céleres nos " telhados ".
          Como dissemos, as três primeiras voltas mais rápidas levariam um troféu com a Logo dos Jurássicos.
          É aí pessoal, quando tudo levava a crer que o Victor com 1' 12" 298'" levaria a pole, Soldan em segundo com 1' 12" 608'" e Chico com o 3º tempo com 1' 12" 768'" . Não é que baixa " o santo " do Ayrton Senna no Chico e no finalzinho o "calabrês voador" baixa 1 segundo o seu tempo cravando 1' 11" 784 e toma a melhor volta do Victor, deixando este último em 2ª e Soldan em 3º para a formação do pódio onde o Fleck entregou os troféus de mais rápidos aos três Jurássicos.

 
 

 



          Suados, um pouco cansados, porém felizes da vida, fomos com nossos familiares que estavam presentes para o almoço de  confraternização e um bom papo que alongou quase até a metade da tarde nas dependências do Kartódromo.
         Necessário se faz um esclarecimento : por razões conhecidas o Fleck me disponibilizou um Gol de cor preta, furioso, a melhor baratinha que toquei nestes anos que retornamos a pilotar, exceção feita ao neto #88 que é outra história : obter o 4º melhor tempo foi uma alegria tonificante para mim, porém os principais méritos devem ser creditados a excepcional velocidade nas retas do Gol, já entrando cheio nos primeiros metros das mesmas( retomada ) e uma velocidade final que pode ser avaliada ( se não estou equivocado) na casa dos 180 Km/h. ou até um pouquinho mais.
          Em contrapartida, os Veloce, mais leves, andam mais nos dois trechos de curvas ao final da reta principal e reta oposta, tanto que o Gol encurtava sobre algum Veloce nas retas e tinha que esperar a outra reta para a ultrapassagem.
          Além do que, Carlos Eduardo e Betho Giordani, que eram estreantes nas pistas e que nem por isto deixaram de fazer bons tempos como novatos ( vide quadro ), os demais pilotos que se apresentaram e não somente aqueles que fizeram o pódio, são grandes talentos e verdadeiros "cracassos" da pilotagem esportiva.

          A verdade é que todos saímos do Velopark com gosto de quero mais e se nosso Bom Deus permitir, em breve faremos uma nova edição do Racing Day, para nos mantermos ativos e alegres .
          Tenham todos uma ótima semana.
Roberto Giordani

gellatiere@terra.com.br
Gramado - RS - Brasil



Nenhum comentário: