Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















quarta-feira, 14 de abril de 2010

LE MANS 2010 - A Preparação


          Sem dúvidas, a corrida de 24 Horas de Mans, organizada pelo Automobil Club D'Oest, é tão atraente como as provas do Mundial de Fórmula 1.
          As 24 Horas são disputadas no mês de junho de cada ano, sempre em homenagem a data nacional francesa de 14 de Junho.
          Entretanto, as equipes principais que lá competem, iniciam seus trabalhos preparativos tão pronto se aproxime o final do ano que precede a nova edição; tanto assim, que a Casa das argolas das quatro irmãs, a Audi, preocupou-se em rever todo projeto aerodinâmico e mecânico, para sanar os defeitos apresentadosem 2009.
          Audi é dirigida em competiçoes pelo competente Dr. Ullrich, levou uma surra dos 908 FAP Tdi da Casa do Leão francês, a Peugeot, na estréia dos flamantes modelos R-15, que só não foi pior porque o "pilotaço" Kristensen da Audi, multi vencedor da prova, conseguiu segurar um terceiro lugar ao final,
          A prioridade de buscar correções, dada a aerodinâmica dos R-15, era justificada pela falta de velocidade final em comparação com as 908 FAP, como também em relação as Lola-Aston Martin, em cerca de 08 Km/h menor; ora, esta diferença em uma pista que tem uma reta longa de nome Mulsanne, com duas chicanes implantadas, ainda é decisiva para os tempos de volta.
          Paralelo a tudo isto, o Dr. Ullrich ampliou o apoio à equipe Kolles a quem entregou os R-10, ancestral próximo dos R-15, com a missão desta ser a testadora de desenvolvimentos para os novos modelos e fazer comparações com os concorrentes, quando os R-15 não se inscreverem na competição.
          A Peugeot, apesar de fazer a dobradinha vencedora, repensou toda a viatura e teve uma medida semelhante já no ano de 2009, entregando uma unidade do 908 a equipe Pescarollo, que não se deu bem com as viaturas diesel da Peugeot; para 2010 a entrega de uma viatura foi feita a equipe francesa Oreca-Matmut; junto, enviou o seu maior "bota", Sarrazin, que detém a melhor volta para Le Mans, conseguida na edição de 2008, e tão somente dois segundos melhor que o recorde anterior que perdurou 28 anos, desde a formação do grid do longínquo 1970, quando o famoso Porsche 917 LH da Casa austríaca de Salzburg além da pole, cravou também a velocidade recorde ao final de Mulsanne (à noite) de 398 KM/h; falam alguns que teria sido 403 Km/h., pois teriam sido compensados números da velocidade do vento.
          Isto posto, o que fazem as equipes?
          Aproveitam provas da ALMS (americana) e da ALM (européia) para medirem forças antes do embate final que é Le Mans.
          Para 12 Horas de Sebring (ALMS) a Audi foi com tudo novo nos R-15 que passaram a ter o sufixo Plus (R-15 Plus) e venceu folgadamente, só que a Peugeot não apareceu com seus 908.
          Em contrapartida, a Peugeot, nas 8 Horas de Le Castellet, por intermédio do 908 FAP que cedeu à equipe Oreca-Matmut, aceitou o desafio do confronto com os R-15 Plus e perde, dando sinal vermelho para o confronto maior em Le Mans.
          Por enquanto vamos ficando por aqui; na próxima, falaremos também da GT2, onde o bravo piloto brasileiro Melo (venceu Sebring 2010) já está medindo forças com sua Ferrari 430 (Viva L'Italia), agora não somente contra os Porsches 997 RSR, mas contra duas poderosas máquinas que se inscreveram na GT2, as BMW M3 e as Corvettes C6 que foram adaptadas para a GT2.

          Até a próxima.

          Roberto Giordani.

2 comentários:

Roberto Giordani. disse...

Meus amigos: abram em tela inteira, clicando duas vezes, e vejam o video da chamada para as 24 Horas. Depois do final cliquem na oferta de vídeos que está ao lado direito onde diz Largada das 24 Horas de 2009(terceiro vídeo de cima para baixo)e vejam o que é uma largada "a fuzel" de uma verdadeira corrida de automóvel.
Eu daria um dedo para estar a bordo de um R-15 ou 908 ou uma Lola.

Roberto Giordani disse...

Complementando..............
Se o Lula perdeu(?) o dedo e chegou a presidência da República, porque eu não posso fazer a mesma coisa? Hhehehehehehehehehe..................
O problema seria entrar no 908 ou Lola; acho que vou falar com o Ullrich( meu amigão!!!)e acertar um R-15 Plus para mim, pois a carenagem é aberta e eu posso ser "jogado" lá dentro; o problema será "sair" dali..........rsrsrsrsr......