Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















quinta-feira, 14 de maio de 2015

JURASSIC NEWS

Caríssimos Jurássicos e amigos !

Atitudes silenciosas, movimentações surpreendentes, dominação financeira, pilotos trapistas, tudo isto formam os dias de hoje da Fórmula 1, que conduzem uma ideia diferente daquelas realidades que a categoria vive nos últimos anos.
Não fazem muitos anos havia verdadeiro encantamento pelas máquinas que disputavam o Mundial de Marcas na categorias. Discutia-se tudo de uma viatura daquelas, a ponto de haver até discussões inocentes porém agradáveis dos sons emitidos pelos escapamentos dos motores........tudo isto parece ter terminado.
Poucos ainda se atrevem a falar comparando com a enorme maioria de alguns anos passados, principalmente quando tínhamos estrelas pilotando nesta categoria.
Nada a condenar, mas as tecnologias que movem a Fórmula 1 são tão grandes nos dias atuais, que fogem a compreensão da maioria; não ouvimos mais comentários de que um V10 ou V8 era de melhor desempenho que similar de outra marca; muito difícil entender a telemetria que mudou a vontade dos pilotos de pilotarem a seu modo, sem que esteja alguém do seu box dizendo no seu ouvido pelo receptor do capacete que deve fazer isto ou aquilo, quando não, manda ceder sua posição ao companheiro de equipe.  
Pilotos? Hááá os pilotos........... verdadeiros ídolos cujas capacidades de pilotarem e dominarem máquinas nas pistas encantavam o mundo.
Hááá pilotos........para encantarem o mundo daquela época tinham a grandeza de seus cérebros e não os computadores dos boxes; tinham o vigor e a versatilidade de movimentos de pés e mãos para troca de câmbio no giro certo, para manobras exatas das curvas e usarem freio e acelerador que propiciariam uma ultrapassagem sensacional sobre um concorrente ao invés de telemetria ou ganhar posição em paradas de box.
Retiraram a bem de um espetáculo que está se tornando fajuto, a capacidade de cada piloto de F1 mostrar o que sabe fazer e por consequência a alegria de quem assiste.  
É visível o decréscimo de interesse mundial pela Fórmula 1......hoje, tudo parece manipulado para salvar o que antes era um grande e natural espetáculo de espontaneidades, além dos lucros “milhardários” dos senhores que dominam a categoria.
Falando assim, parece conversa de socialismo barato e mentiroso que ilude pessoas com suas ideias ultrapassadas e inoperantes; o lucro é legítimo e deve corresponder aos imensos investimentos, mas por favor, despertem e não deixem a Fórmula 1 ir para o cesta do lixo.
Como não poderia deixar de ser, as equipes que investem fortunas no marketing que representa a categoria para venderem seus carros também estão empenhadas junto com o Sr. Bernie, este gênio das finanças esportivas da F1, em não deixarem a “peteca” cair.
Por estes fatos, levantaram-se as suspeitas de “ajeitamento”  que muito dificilmente poderão serem confirmadas na vitória de Rosberg. Como?
Vamos analisar : Hamilton disparou na frente no Campeonato e a continuar com os resultados obtidos deste ano, o dito campeonato perderia o interesse na metade das provas, o que quer dizer menos audiência na TV e menos gente nos autódromos na segunda metade.
E aí é que apareceram as suspeitas de um possível acordo entre o Sr. Bernie e a Mercedes para manter o interesse do público pela Fórmula 1 2015.
A receita seria equilibrar as forças internas da Mercedes, sem deixar as demais equipes se aproximarem.
Rosberg, que vinha até por vezes sendo ultrapassado por Vettel com a Ferrari, no GP da Espanha, surge com uma pole avassaladora e uma corrida perfeita complementada por uma vitória perfeita...........isto fez levantar no mundo dos apreciadores da Fórmula 1 este tipo de suspeita.
A Mercedes, reconhecidamente o melhor carro desde a implantação dos motores 1.6 litros com turbo, poderia apostar suas fichas em qualquer um dos seus ótimos pilotos e disparar vitória sobre vitória, salvo algum fato que contrariasse a aposta.....mesmo assim, o segundo piloto teria tudo para vencer dando os louros de qualquer forma à Mercedes.
A Mercedes faria este acordo?
Isto parece ser muito remoto e não se pode afirmar sem correr o risco de levantar uma suspeita infundada.
Mesmo assim, por ser um assunto relevante dentro do automobilismo de competição, fica na análise de cada leitor a avaliação dos fatos.....vamos observar nas próximas corridas o que acontece.

Até o próximo Jurassic News.

Roberto "Capo" Giordani - Coordenador da Confraria

Uma volta onboard com Pechito Lopez em Nurburgring Nordschleife

 Neste final de semana 15 e 16 Mai 15), prova da WTCC será no circuito alemão :


      

Citroen 2CV engolindo os adversarios (sugerido por Eurico Estima)

Filmagem de um Citroen 2CV 'Test Mule', alimentado por motor BMW, em Mallory Park.
( Impulsionada por múltiplo campeão 2CV Pete Sparrow )
O evento :
Car Magazine Track Day 2013 ( PPC In The Park )
especificação:
2CV completamente padrão com caixa de velocidades standard, freios , suspensão , chassis e embreagem.
Kit de conversão Sparrow Automotive, equipado para acolher qualquer motor "flat twin" da série R da BMW.
Motor de teste neste veículo é motor BMW 1100s, de motocicleta, em baixo da carroçaria 2CV original .
O resultado:
95bhp
0-62 mph em 9s sob

Velocidade Máxima 100 mph +