Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















terça-feira, 15 de junho de 2010

CAMPEONATOS DA NASCAR - VICTOR STEYER

          Victor Steyer, expoente por todos conhecido e reconhecido, atuando como orientador (e porque não guru?) de Miguel Paludo, piloto gaúcho, desbravando os autódromos das terras do Tio Sam (http://www.miguelpaludo.com/) e  (http://hometracks.nascar.com/drivers/nknps_east/miguel_paludo) , em categoria da Nascar, nos envia um relato esclarecedor sobre as categorias e campeonatos da NASCAR (National Association for Stock Car Auto Racing).
          Steyer orienta Paludo desde os tempos que corria na Copa Clio e na Porsche Cup, sempre saindo-se vencedor.
         
          "Vou iniciar por ordem de importancia de campeonatos sob a supervisão e organização da NASCAR.
          1) A Principal é a SPRINT CUP onde correm Montoya, Dale Earnhard Jr, Max Papis, Jimie Johnson (JJ), etc....
          2) Logo a seguir vem a NATIONWIDE; ambas as categorias utilizando os mesmos carros porem com spoilers e aerofolios mais eficientes em downforce.... portanto um pouco mais faceis de domar, mas com potencias de motor iguais...por volta de 800 H.P.!
          3) Como terceira categoria em importancia vem a TRUCK SERIES (Camionetes) com potencias ao redor de 700 H.P. e que acompanham o evento principal da SPRINT com NATIONWIDE e TRUCK SERIES. na ordem inversa correm os TRUCK SERIES nas Sextas feiras, NationWide nos sabados e Sprint Cup nos domingos.
          Quando estive em Homestead em Novembro de 2009 observei que alguns pilotos correm nas 3 categorias..buscando a grana dos premios e com patrocinadores distintos nas tres categorias.
          4) Ainda sob a supervisão da NASCAR, agora teremos as categorias K&N Pro Series WEST e EAST onde corre o piloto Miguel Paludo. Os carros, a principio, são iguais aos NATIONWIDE mas com motores iguais de + ou - 500 H.P.  feitos por uma empresa contratada e construidos em blocos chevrolet !!!
          A K&N Pro Series corre apenas em Circuitos Ovais de menos de 1,5 milhas (2,4 km), além de 2 provas em circuitos mistos. É uma verdadeira porta de entrada para as categorias principais, onde  treinam os pilotos antes de enfrentarem velocidades constantes de acima de 300 K/H dos circuitos ovais longos.
       
          Sobre o Mguel Paludo:  o carro dele tem a mascara Toyota, apoio da Toyota, patrocinio pessoal dele NBC Bank Brasil. Usa um motor padrão por regulamento.
         A Toyota esta investindo no Miguel dentro do programa de novos talentos, e por ser brasileiro, no proximo ano passará para a TRUCK SERIES, e começará a utilizar os motores Toyota e máscara Toyota Tundra.
          Nos proximos dias ele realizará um teste em um Circuito Oval de alta velocidade, convidado pela Toyota, em um programa de teste de durabilidade de motores. Evento  apropriado para ele, sem nenhuma cobrança, dar voltas e mais voltas visando a adaptação dele em altas velocidades, enquanto a  Toyota testa a durabilidade do equipamento.
          A NASCAR é muito rigorosa no preparo dos pilotos que pretendem andar nos Circuitos Ovais de alta velocidade!!  Tanto é que, mesmo apos terminar uma temporada de K&N Pro Series, o Miguel terá de andar em uma corrida em Daytona, em outra categoria não supervisionada pela NASCAR, chamada de ARCA - Automobile Racing Club of America (http://www.arcaracing.com/), que usa carros similares com outra marca de pneus !!!
          Apesar da ARCA não pertencer à NASCAR, ela, NASCAR, avalia o piloto estreante em circuitos ovais longos nesta corrida. Dependendo da performance do piloto, a NASCAR  dará ou não a aprovação para ingressar na TRUCK SERIES e NATIONWIDE.
          O Nelsinho Piquet fez uma prova da ARCA em DAYTONA e recebeu autorização para correr na TRUCK SERIES!!!
          Existe uma outra categoria de camionetes iguais a TRUCK SERIES que tem um programa igual a NASCAR mas com poucas provas e mais barata para iniciantes com patrocinio de uma fábrica de TRAILERS, que se chama CAMPING EAST  (http://www.eastseries.com/).
          Alias....trailer dos mais variados formatos e tamanhos..lindos...tanto para uso dos pilotos e equipes como para o publico em geral que acompanha as corridas por todo o pais!!!
          Na ultima corrida em MARTINSVILLE (Virginia) Miguel estava num ótimo quarto lugar,  quando uma pane eletrica o tirou da corrida.
Veja como as vezes um sintoma de pouca importancia anuncia um abandono eminente... Miguel em 4 lugar fazendo uma corrida muito boa, sempre ganhando posições nas relargadas de bandeira amarela, começou a falar no radio que estava com calor e que o ventilador do capaçete não estava funcionando...mais algumas voltas e comentou que o pedal do freio estava baixando e quase batendo no fundo...recebeu instrução de ligar os ventiladores de freio e ele disse que ja havia ligado mas não tinha adiantado nada....mais duas voltas comentou pelo radio que o carro começou a sair de frente de uma hora para outra e que ja havia ligado os ventiladores que mandam ar direto nos pneus...e nada de melhorar...
          Resumindo....a causa de tudo era a ruptura do cabo do alternador, passando a funcionar tudo em cima da bateria, que começou a perder carga. Toda a parte eletrica entrou em pane culminado com a falha do motor, com a consequente desistencia da prova !!! Pena !!! Estava com um fone de ouvido acompanhando toda a angustia do Miguel. Ele estava muito bem e poderia ter ganho a prova, ja que o vencedor estava ao lado dele quando ainda estava em quarto lugar.

Pessoalmente em proxima reunião dos Jurassicos poderei falar com mais detalhes de acertos dos carros, preparação, equipe, mecanicos e os carros de chassis modificados(literalmente tortos) para andar em circuito oval; e um outro carro igual por fora mas de chassis com longarinas simetricas e paralelas para andar em circuitos mistos.

Abraços

Victor Steyer "









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