Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















sexta-feira, 21 de maio de 2010

TESTE JURÁSSICO e PROMOÇÃO JURÁSSICA

          Quem são as pessoas na foto, eternizada pela Nikon de Chico Feoli?
          Você que é "da antiga" tem mais chance que todos em acertar.
         Clique na foto colorida... ela abrirá em outra página em tamanho maior para melhor visualização. Mesmo assim, peguem seus óculos para ajudar....
         Ao terminar de ver, clique na seta em cima à esquerda ("voltar") de seu browser e retornará ao blog.
         Deixe suas respostas, enviando um mail para jurassicos@terra.com.br , escrevendo no campo Assunto :  teste jurássico.
        
          O primeiro leitor do Blog (não pode ser Jurássico participante do grupo) que acertar a totalidade de quem aparece na foto, ganhará o livro "Pedro Carneiro Pereira - o narrador de emoções", o homenageado daquela noite. (ISTO É SÉRIO, DE VERDADE).





REUNIÃO JURÁSSICA


          Em 20 de maio p.p., foi realizada a segunda reunião festiva de 2010 dos Pilotos Jurássicos Gaúchos.

          Ocorreu no Templo dos DKW's, de propriedade do nosso amigo, a ímpar figura de  Teodoro Janusz (à direita na foto) , que carinhosamente abriu suas portas para nos receber.

         

As habituais conversas, encontros, gargalhadas, historias e também estórias, foram substituídos por momentos de reflexão, emoção, reconhecimento e aplausos. Foi neste momento que houve a homenagem ao eterno " Narrador de Emoções" Pedro Carneiro Pereira, que pelas mãos de seu filho e neto, fizeram chegar um capacete, um macacão e um  troféu do Pedrinho Pereira para que fosse transladados ao Museu do Automobilismo Brasileiro, de Paulo Trevisan.
          Momento de emoção de ambas as partes, mas com um misto de alegria, satisfação e reconhecimento de feitos.
          Chegou a hora boa.....Grelhados do Nene Fornari, que nos brindou com sua magnanima capacidade de assador com carnes muito bem escolhidas e assadas. Eram 32 os comensais....1 garçon foi pouco...Sanco, Zuio e Neco Fornari ajudaram a servir os famintos jurássicos, que estupefatos com a qualidade das carnes e a fome dos presentes, com o canto dos olhos, viam a churrasqueira esvaziar pouco a pouco....
          Chegou outro momento sublime : a presença de não mais e não menos que Lemyr Martins, que dispensa apresentações. Falar para o Lemyr é como respirar... ele não para... nos brindou com informações, relatos, passagens, segredos e vivência pessoal de anos e anos vivendo, respirando e comendo automobilismo. 1 hora passou rápida demais, e Lemyr nos deixou com gosto de quero mais.
          A reunião prolongou-se ate tarde, onde alguns poucos (5) colorados não escondiam a alegria da classificação à fase seguinte da Copa Santander Libertadores, no qual liquidaram o time hermano do Estudiantes nos seus próprios domínios.
          E aplausos e agradecimentos a Roberto Giordani, pela sua disposição, desprendimento e paciênia, organizando todo o evento.
          Gilberto Menegaz, agraciou a todos com o livro Pedro Carneiro Pereira - o narrador de emoções, de Leandro Martins.         
          Ainda nos brindou com a presença, o jornalista Daniel Dias, de Zero Hora.
          E foi isto amigos, uma reunião de amigos, jurássicos com aproximados 50 anos de amizade e muita historia para contar.





quinta-feira, 20 de maio de 2010

quarta-feira, 19 de maio de 2010

MONACO - Perguntas que nao calam...

      
         Como comentou na postagem abaixo, o nosso amigo Marcelo Aiquel, algumas perguntas oriundas dos acontecimentos do GP de Monaco no ultimo domingo, como a punicao, ao nosso ver injusta ao Schumi (tomou 20 seg de punicao ao inves de somente devolver a posicao indevidamente conseguida), nao querem calar....
        Sao elas:
1) Porque o Massa nao foi punido, quando ao sair dos boxes na sua troca de pneus, ultrapassou o limite da linha amarela com a rodas esquerdas ????
2) Porque o Webber nao foi punido ao cruzar pelo pit lane em velocidade acima da regulamentar para o local, ja em procedimento de prova, antes do alinhamento?
3) Porque o Alonso nao foi punido, quando ao termino do periodo de safety car na pista, e relargada, ele ja se posicionava ao lado de Chandok, quando a regra diz que tenham que ficar atras uns dos outros?
4) Porque o Barrichello nao foi punido, quando apos sua batida no guard rail, antes de sair do carro, jogou assintosamente o volante para fora e para longe do carro, com a desculpa de sair urgente do carro, sendo que sua saida nao foi tao urgente assim ?

          Quem tiver explicacoes logicas, por favor, deixem nos Comentarios.

MONACO - FINAL

          Falar do GP de Mônaco é praticamente falar do impecável Webber e de sua maravilhosa RBR, pois o Alonso, que apresentava nas duas primeiras práticas como sério candidato a vitória, usou aquele fiapo a mais da aderência de sua Ferrari (Viva L'Italia) na terceira prática e acabou nas latas com o monobloco avariado a ponto de ser feita a sua substituição; com isto foi obrigado a largar dos boxes.
          Mesmo assim, demonstrando muita habilidade e certa irritação, principalmente vindo a dar uns xingões no Lucas de Grassi, que diga-se de passagem estava mais do que o papel dele pois afinal naquela circunstância de ultrapassagem, o Alonso era um concorrente e não um ponteiro a quem devesse abrir passagem, o asturiano apoiado por boa estratégia e ótima pilotagem chegou ao final na 6ª colocação, sem antes não ter levado um meio "chegapralá" do Schumacher que ambicionava naquele momento ser 6º e terminou em 12º com a indevida ultrapassagem.
          Por falar em punição, já vamos falar do último lance da corrida de domingo em Mônaco: alguns preferem dizer que a ultrapassagem do Schumi sobre o Alonso a pouca distância da linha de chegada e sob bandeira amarela foi mais uma do " Dick Vigarista" Schumacher; outros, ressaltaram exultantes por seus microfones naquele momento, a habilidosa capacidade do alemão , querendo fazer crer que teria sido um lance de gênio.
          Ao nosso ver, ambas opiniões são equivocadas, mais parecendo uma atitude de ter que tomar uma decisão rápida ao ver que a Ferrari havia desgarrado para a esquerda e talvez( quem pode ver naquele momento?)julgando um possível chicotaço do carro de Maranello nas latas, pudesse vir a bater nele,
          O Schumi não é nenhum santo e tem em seu passado alguns lances comprometedores; pode até mesmo ele ter tentado uma situação de dúvida de interpretação( se colar, colou) e se deu mal.
          Muita gente falando em luz verde após a entrada do SC no boxes ou linha imaginária tipo Safety Car line e outros argumentos...... tudo baboseira: bandeira amarela na pista toda e SC na pista que indica proibição de ultrapassagem e a corrida só poderá ser retomada para ultrapassagens após as viaturas cruzarem a linha de chegada;
          Se este princípio não for válido, então centenas e centenas de pilotos fizeram papel de "bananas" mantendo-se certinhos e alinhados até a linha de chegada.
          Agora, o que não concordo é com a severa punição de 20 segundos de acréscimo, cabendo muito bem assegurar sua 7ª posição: disseram que a mesma ter sido forçada a dar pelo ex-piloto Damon Hill como desforra do episódio de 1994, o que não acredito. Entendo que é a mesma interpretação de "erro involuntário" de quando um competidor erra e ao errar se beneficia de ultrapassagem sobre outro competidor, é imediatamente avisado( e o piloto sabe bem disto) a devolver a posição; como eram os últimos metros da última volta, e se o procedimento na pista não era possível, o mesmo pode ser feito administrativamente.
           Para encerrar este episódio: caso o Schumacher ultrapassasse o Alonso, sem que este se desgarrasse, aí sim mereceria a severa punição.
          Alguns preciosistas de plantão, que pouco devem entender de corridas, estão sugerindo inadequada a punição em euros por ter o australiano ultrapassado o limite de velocidade na linha dos boxes; primeiro, não acredito que tivesse havido, pois existe um custoso equipamento que não deixa haver esta infração; e segundo, vai fazer o que? Punir com drive thru ou em tempo esta dita infração? Punir para entregar a vitória ao Vettel, o novo "mimoso" do povo alemão, que suou para não ser ultrapassado pela Renault? Sei que lei é lei, e como tal deve ser cumprida, porém, retirar a vitória do Webber que uma semana antes já havia vencido na Catalunya com um pé amarrado nas costas, e esta agora com um pé e um braço amarrados nas costas, mostrando claramente a superioridade? É dose.
          Para finalizar, um pouco de Rubens Baricchello: surpreendente a atuação do mesmo, tirando rendimento da onde não tem a Williams. Ainda sobre o acidente dele: eu vi mal ou a suspensão traseira esquerda na viatura do Rubinho quebrou o braço superior e ele foi direto às latas à sua esquerda? Se alguém viu o mesmo, gostaria de saber.

          Roberto Giordani








segunda-feira, 17 de maio de 2010

DIE GRÜNE HÖLLE - NÜRBURGRING - NORDCHLEIFE - Largada e Comentários

          "Die gröne hölle" é o apelido dado ao traçado de Nordschleife / Nürburgring, por Jackie Stewart, que em inglês significa The Green Hell, e em português O Inferno Verde.
        Foi inaugurado em 1927, possui 22,4 km de extensão e 172 curvas...impossivel de um piloto decorar o traçado ideal para todas.
        Você pode dar uma volta com seu próprio carro pela bagatela de 22 Euros.
        Se quiser andar mais, veja os valores.


          Para quem não assistiu, a JurassicTV reproduz a largada e os 10 primeiros minutos da grande 24 hrs de Nürburgring / Nordshleife, ocorrida neste final de semana.
        Olhem a quantidade de carros !!!!!! Foram 198 a largar.
        Entra para a história também, o público recorde de 220.000 espectadores e torcedores.




CLASSIFICAÇÃO FINAL:


           Para entender melhor quem estava correndo contra quem é preciso dizer que os participantes são viaturas assemelhadas a FIA GT3, pois ali estavam viaturas GT2 adaptadas para GT3 e por outro lado haviam GT4 reforçadas; a bem da verdade, mais ou menos o que se corre no Brasil com o Regulamento FIA GT3 Brasil.
          A maior verdade de todas é que a medida de juntar os carros com características de passeio super equipadas é um sucesso, pois o Grid de largada dos 23 quilômetros do Circuito do burgo alemão tinha nada menos do que 200(duzentas) viaturas inscritas.
          Despertou tanto interesse que o Dr. Ludwig, o "obbermeister" chefe de Desenvolvimento e Competições da Audi, baixou na pista com oito Audi R8, sendo quatro do tipo LMS entre oficiais; não bastando isto, convocou a sua nata de pilotos que pilotam da Fia P1 e DTM, e distribuiu os mesmos nas diversas viaturas.
          A BMW não se intimidou: o " Motorsport-Direktor" Dr. Mario Theisen (lembram dele na Fórmula 1?) também arregimentou os pilotos que andam na WTCC e os arrumou em duas M3 da GT2, reduzidas e preparadas pela Schnitzer, uma antiga e bem sucedida casa alemã preparadora de carros que desde os anos 70 do século passado inscreve seu nome junto a da Casa Bavaresca da BMW; levou também as Z-4 da própria GT3.
         A Porsche, após vencer diversas edições desta prova, parece não ter muito mais interesse, pois deu atenções somente a viaturas Hybrid, que por sinal tiveram excelente comportamento, chegando a andarem horas e horas como ponteiros.
          A Ferrari por sua vez, estreante de 24 Horas de Nurburgring, chegou de mansinho com poucas 430 GTC que são parecidas com as nossas GT3, e por pouco não emplacam a vitória com a única equipe oficialmente apoiada.
         No grid entre os 200 que largaram, haviam a japa Nissan Z 33, a evolução daquela valente Z 300 que já se cansou de surrar Porsches e Pontiac nas 24 horas de Daytona e a única marca a entrar entre os Top 12, fora as marcas das três casas alemãs e italiana da Ferrari; alinharam também, Lexus, Opel, Honda RSR, Mini Cooper........um festival atraente de marcas e pilotos.
          Já pensaram? Para 200 carros no grid deve ter existido pelo menos 800 pilotos e logística para tudo isto; que festa!!! Devem ter buscado pilotos até entre os Jurássicos de lá!

          A CORRIDA: Falar das 24 horas seria preciso mais 10 páginas. Resumindo; foi mais uma vez a vitória do planejamento, da astúcia, das viaturas e pilotos confiáveis.
          A Audi como veio com muitas viaturas pode se dar ao luxo de "baixar a lenha" desde o início da prova, mas a estratégia não teve os resultados esperados: entre quebras, saídas de pista e batidas nas latas, a esquadra tipo "blitzkriege" do Dr. Ludwig conseguiu ficar apenas com a 3ª e 5ª posições entre cinco primeiros, a uma e duas voltas respectivamente do vencedor. Aliás, parece que o Dr. Ludwig perdeu a sua estrela de dominar provas de 24 horas de duração, pois nas 24 de Mans de 2009 ele foi com três R15 e mais três R10, e mal e mal conseguiu segurar uma 2ª posição, pela excelente atuação de Kristensen, seu melhor piloto de Fia P1, que chegou longe da Peugeot 908 FAP TDi vencedora e com outra viatura da casa do Leão francês, fungando no seu pescoço.
          A BMW M3 GT2 vencedora, que por sinal tinha na equipe o brasileiro Augusto Farfus, uma verdadeira expressão neste tipo de pilotagem, mostrou mesmo que tem sangue de vencedora, mantendo uma estratégia perfeita de corrida, assumindo a ponta somente após a 21ª hora de corrida, chegando mesmo a andar 3 voltas atrás do ponteiro, economizando equipamento e paradas desnecessárias, deixando para as conterrâneas Audi e Porsche o dissabor de quebras e batidas.
          Alinha também uma Z 4 GT3 na quarta posição.
          Os Porsches precisam receber as atenções severas da Casa de Sturgard, pois apesar de liderarem por diversas horas, apresentaram um festival de quebra de escapamento, caixa de câmbio, radiadores, suspensões e o velho problema com os freios; para quem já foi vencedor por diversas edições, um sexto lugar não ficou muito bem, não.
          A Ferrari 430 GTC, veterana nas mãos de Farnbacher, optou pela mesma estratégia das BMW e emplacou um 2º lugar, na mesma volta da vencedora.
          Concluindo, devo dizer que foi uma eletrizante corrida que foi transmitida pela JurassicTV no Blog dos "véios" em parceria com as entidades européias.

Roberto Giordani

PÉROLAS DO GALVÃO BUENO EM MÔNACO.

     Após ler, ver e ouvir as barbaridades e porque não as bobagens que o cidadão Galvão "Globo" Bueno apronta, me dispus a ver o GP de Mônaco e ficar atento às citações de tal.
     Pois bem, certamente perdi algumas, mas as que colhi são realmente pérolas, dignas de publicação, assim como as que andam espalhadas em nosso mundo virtual, à disposição para darmos boas gargalhadas.
    Ei-las:

# "As 3 vezes que Rubinho chegou em segundo em Monaco, só ficou lhe faltando a vitória, não é Reginaldo?"

# "A zebra não é só pintada....ela tem altos e baixos......"

# "Montecarlo é a parte alta de Monaco, amigo..como diz o nome: Monte de monte......e carlo...."

# "Tem que deixar um pouco de borracha e ralar a roda no guard-rail pra andar ligeiro aqui, amigo."

# "Taí o Alonso, que larga dos boxes e praticamente abandona a corrida....Era um dos favoritos."
# Na segunda volta, quando Alonso para nos boxes e muda a estratégia ja trocando os pneus para composto duro, o Galvao falou : "Taí o Alonso dando o pulo do gato...olha o que a Ferrari fez com ele....".  Pouco mais da metade da prova o Alonso já estava em sexto lugar !!!!!!

# Após o Rubens fazer uma boa largada (pulou de oitavo pra sexto, e em Monaco isso nao é facil) e já correr em F1 por 17 anos, ele larga essa: "O Rubinho ta se especializando em largada !!!!!!!!"

# Button parando e o carro soltando uma fumaça:  "Olha o Janson Button...acho que o extintor de incêndio funcionou automático"....Logo em seguida o Burti fala :"Galvao, essa fumaça branca é de agua fervendo...foi o motor que superaqueceu..."

# Ele insiste em dizer que Hulkenberg pegou a parte suja da pista no tunel e bateu....e o Burti novamente (por mais umas 5 xs) retruca afirmando que furou pneu ou quebrou suspensao.

# "A batida do Hulkenberg colocou o Alonso na corrida amigo..."   Isso após o Alonso já ter conseguido quase todas as posições.

# "Olha a dificuldade do mecanico com o "martelo" automatico"  (pra trocar a roda). O nome correto é chave de impacto pneumática. Acho que o Galvão achou que fosse um martelete pneumático adaptado....

# "O Rubinho bateu forte porque furou o pneu na tampa do bueiro que se soltou na curva 3 amiiiigo."  (Sendo que o Rubinho bateu antes da curva 3).

# No final da corrida, pela centésima vez, ela relata os 4 bairros de Monaco, castelo na rocha, 38.000 habitantes, 9.000 monegascos, 25.000 trabalhadores que vem da França e da Italia, e 500.000 turistas......Mas que cara chato....