Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















sábado, 15 de maio de 2010

24 HORAS DE NÜRBURGRING - NORDSCHLEIFE


Devido parceria da JurassicTV com ADAC e Sport Auto, disponibilizamos AO VIVO a prova na Alemanha.

Clique   AQUI   e será direcionado para a transmissão.


quinta-feira, 13 de maio de 2010

P1 e P2 GP MONACO 2010


Contribuicao de nosso amigo Eurico Estima:

 Segue abaixo os resultados das P1 e P2 ocorridos hoje em Monaco.
 Vale lembrar que em Mônaco os treinos são na quinta feira e sábado. 
 A sexta feira, como reza a tradicao, é dedicada às festas e recepções.
     Quer saber o que foi relevante nesta quinta em Mônaco? O tempo de Pastor Maldonado, piloto da Rapax, no primeiro treino livre da GP2 foi melhor que os tempos de Bruno Senna, Karun Chandhok e Lucas di Grassi pouco antes, no primeiro treino livre da F-1.
E ainda mais, os 6 primeiros tempos da GP2 entrarariam a frente de Bruno e Chandhok.
Putz, essas nanicas estão dando vexame demais.

Abraços/Eurico

Nota do Blog: ALONSO COMANDA AS RUAS DE MONACO - Fernando Alonso confirmou o que todos temiam: a chave para uma boa classificacao vai ser "achar" uma volta limpa, perfeita. Apos a pista ter emborrachado, Alonso usou pneu super-macio pra fazer seu 1'.14".904., sendo o unico a baixar dos 1'15".

Treino 1:

Treino 2:

F1 - GP MONACO 2010

Não esqueçam que em Monte Carlo não há treino nas sextas-feiras.


quarta-feira, 12 de maio de 2010

CATALUNYA - FINAL (PILOTOS)

     Agora vamos aos pilotos, suas atuações e peculiaridades:

     Iniciemos por aquele que mais notícias fez circular nos sites europeus, principalmente a apaixonada e por vezes cruel mídia (sites) italiana; o pior é que Felipe Massa foi o alvo.
     Embora todas paixões que nutrimos pela Ferrari, esta equipe é no momento uma perversa gestora de carros e pilotos, que tem a tendência de descartar qualquer piloto de sua equipe, mesmo que este tenha sido muito útil à equipe a pouco tempo passado.
     Afirmava Alain Prost em 1991, antes de Jean Todt assumir a Ferrari em 1993 impondo uma discreção necessária, além de dar "um basta" com as fofocas dentro da equipe e da mídia, que "dirigir para a Ferrari era o mesmo que dirigir um caminhão", ou seja: a todo momento carregando o peso da equipe; sai Todt e a Ferrari volta a ser um caldeirão. Sempre discreto, Felipe largou esta: " é o mesmo que guiar um carro de Rally"; ao nosso entender querendo fazer crer no inusitado e incerto da Ferrari ou que o F-10 é a mesma coisa, difícil de dirigir.
     Foi o que bastou para a mídia e os sites italianos: não se fazerem de rogados voltando ao insensato de outrora e resolveram punir Felipe como já fizeram com Rubens: publicaram artigos entre os quais um que publicou um garrafal título dizendo que igual a Baricchello, Felipe " perde i piange " ou seja: perde e chora, fazendo alusão as observações ditas por Felipe que não conseguia melhor acerto do carro, por não conseguir temperatura ideal para os pneus traseiros. Estão claramente a demonstrar que desejam Felipe fora da Ferrari.
     No oposto, o Alonso, que além de ser um meritoso e verdadeiro excelente piloto, ainda está sendo bafejado pela sorte como na Catalunya.
     E mais: já é dado como verdadeiro o contato feito pela Ferrari com o polaco Kubica convidando-o para 2011, mostrando claramente que largou o Felipe de mão; não é por menos que só fizeram um ano de contrato com Massa, lá no fim da temporada passada.
     Em contra partida, conta a revista especializada italiana Auto Sprint, que Felipe Massa, agora em Barcelona, teria procurado a Red Bull e se oferecido para pilotar por aquela equipe; fica um pouco difícil de acontecer, a não ser em uma hipótese: o Schumi cair fora da Mercedes, onde também corre a boca pequena que não é bem quisto, por não ter dado retorno a equipe( Mercedes) que muito apostou nele; neste caso, é certo que a Mercedes faria uma proposta milionária a Vettel, com a finalidade de manter pilotos alemães, assim como a Mac Laren com os ingleses.
     Esta sanha de nacionalismo também está sendo alimentada na Ferrari, onde estão ansiosos pela evolução de Daniel Zampieri, um talentoso jovem piloto de 21 anos, destaque na Renault 3.5 World Series, cuja mídia italiana diz ter "poder mágico" de andar em qualquer tipo de pista por mais adversa que possa ser; é aguardar para ver.....guardem o nome.
     Nos demais, somente a destacar a excelente atuação de Webber, que soube tirar tudo do seu carro sem acabar com os freios ou pneus.
     O velho Schumacher parece estar se encontrando com as modificações efetuadas na sua Mercedes.
     Reanimador ver o Rubens dar uma largada muito forte e conseguir um nono lugar depois de um péssimo 17º no Grid.
     Monte Carlo é daqui a pouco: nele, Massa terá chance de mostrar que é tão bom quanto Alonso, ou mostrar que é assim mesmo e ponto final para ele na Ferrari.
     Até lá.

     Um grande abraço a todos.
    
    Roberto Giordani.

terça-feira, 11 de maio de 2010

CATALUNYA - FINAL (CARROS)

     Caros amigos jurássicos!

     Comentar por comentar o Qualify e a corrida em si não faz sentido, pois acredito que os amigos devem ter visto ambas.
     Entretanto, comentar algumas passagens, fatos, algumas deduções e bem como alguns " diz-que-diz" ao final da corrida, acredito que sejam válidos.
     As equipes e seus carros:
     Falar da RBR é como degustar mamão com mel; deliciosa, eficiente, confiável e quase imbatível nas mãos de Webber que andou perfeito no final de semana, não dando a mínima chance da sensação alemã, Vettel, chegar nem perto dele; entretanto, o mesmo não pode-se dizer da outra viatura da RBR, nas mãos do angustiado Vettel que vendo-se superado pelo caçador de crocodilos, literalmente baixou a bota na sua máquina, que em resposta apresentou um desgaste excessivo de pneus e os freios acabaram-se a ponto do engenheiro do Vettel, ter sugerido que abandonasse a carrera para não dar um estampaço nas latas, ao que não foi atendido pelo alemão, preferindo maneirar.
     Para as demais, menção ao tal "ducto aerodinâmico" que a Ferrari (Viva L'Italia) intitulou de F-duct ; também a Mercedes estreou o tal ducto no último fim de semana, dentro dos respectivos pacotes da etapa européia, copiando a Mac Laren que já está usando desde Melbourne, e que a Red Bull não deu a mínima ainda, pois suas viaturas são tão superiores no resultado final de pista que ainda não precisam deste artefato aerodinâmico para fazer a Pole e ganhar a corrida.
     Na Ferrari deu resultado o F-duct, pois ambas máquinas conseguiram a maior velocidade final entre os competidores, de 311 Km/h. no circuito de Barcelona; com a fraca atuação das Ferraris, que só a capacidade e a estrela de sorte de um bi campeão como Alonso podem assegurar um 2º posto, imaginem se não tivessem esta "ajuda"; Massa fica com a 6ª posição.
     Já na Mercedes, o ducto mais as alterações de distância entre eixos fez a viatura de Schumacher melhorar muito em competividade e tempo, fazendo um 4º lugar ao final.
     A Mac Laren manteve-se muito bem, embora Hamilton , outro bota exagerado como Vettel em relação a pneus e freios, teve um desgaste excessivo dos dianteiros, levando ao estouro do DE e ao muro de pneus de proteção; com as alterações de regulamento com relação a não abastecimento obrigando a levarem peso extra muito alto, já foi dito que seria fundamental, os pilotos fazerem estratégia de corrida para não ficarem sem freios e pneus ao final da corrida, e isto, Hamilton e Vettel precisam aprimorar.
     Muito legal de ver os demais top ten com a Force India de Sutil em 7º e a Renault de Kubica em 8º, mostrando que não foi de favor as colocações anteriores; embora tomando uma volta do líder, Baricchello mostra determinação em levar a Williams ao 9º posto, assim como o jovem Alguensuari da STR ao 10º lugar.
     O simpático e guerreiro Sauber possivelmente não emplacará 2011 com as escassas condições de sua equipe.
     As demais equipes, fica difícil de serem comentadas; enquanto as mais "rápidas" ficaram a três ou mais voltas do ponteiro, os dois carros da Hispania nem chegaram.
     Apesar de todas estas dificuldades, equipes como a ART - Durango - Epsilon e Stefan, além da USRacing, estão "sapateando" na porta do Bernie Ecclestone querendo entrar no circo da Fórmula 1.
     Para finalizar os assuntos das viaturas temos: uma possível volta do KERS para 2011 uma vez que Ferrari e Renault apresentaram projetos de baixo custo do equipamento, ao contrário do anterior; e uma avalanche de marcas de pneus interessadas em substituir a Bridgstone que anunciou sua retirada.
     Pirelli - Avon - Hankook são candidatas a exclusividade de fornecimento; a Michelin também se candidatou, porém, não quer exclusividade preferindo o confronto com as outras marcas..........só falta agora a Good Yard também se candidatar.
    
     Para encerrar esta primeira parte, uma do caricato Galvão Bueno com respeito aos comentários que fez dos ductos: durante as narrações o Sr. Galvão chamava inssistentemente a atenção dos telespectadores para o movimento de mãos do Alonso dizendo que estava fechando o orifício; na verdade o Alonso nem tirava as mãos do volante porque na Ferrari esta ação é feita com o cotovelo ( il buzzo di cotto) e não com as mãos. Por outro lado, não conseguiu ver que o Schumacher, este sim, tirava a mão esquerda do volante e tampava o orifício para acionar o ducto da Mercedes.

Mais uma deste cidadão.

CIRCUITO CAVALHADA - PEDRA REDONDA EM PORTO ALEGRE

     Na sexta-feira 07 de maio de 2010, no jornal Zero Hora em Porto Alegre, em seu caderno Zona Sul, foi veiculada matéria sobre este famoso circuito da zona sul de Porto Alegre, que nos anos 50 e 60 fez parte, inclusive, de calendários anuais de provas nacionais e internacionais.
       
     Paa ver a matéria, Clique AQUI .
     Abrirá uma página das Paginas Legais de nosso blog.
     A matéria está em forma de fotos.
     Clique em uma foto e você poderá ler...
     Ao término da leitura do módulo, clique em "Voltar" no seu browser para ter acesso novamente às fotos da matéria.
     Boa leitura.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

HÍSTÓRIA DE JURÁSSICO....

     Nosso amigo jurássico Fernando Jacques Onófrio, o Fernandinho Vacaria, grande cara, residindo em Goiania (GO), está sempre atento às nossas histórias e comentários...
     Após ele ter lido reportagem na ZeroHora sobre o circuito Cavalhada - Pedra Redonda nesta última sexta-feira, nos brinda com uma passagem muito engraçada de sua vida, nos idos tempos das ruas de terra na zona sul de Porto Alegre, .....

" Que saudades!......Nunca corri em nenhum dos dois circuitos Cavalhada - Pedra Rodonda / Cavalhada - Vila Nova). Mas, uma vez, num pega à noite, que eram frequentes em 1963, 64,..... a turma que vinha na frente entrou à esquerda. Era a Curva do Juca Batista. Uns querendo passar pelos outros pelo acostamento de terra e levantou aquele poeirão.
Eu errei o ponto de freada e segui reto. Fechando o nosso pelotão, vinha a gloriosa Brigada Miltar, cujas " viaturas" (VW 1.200c.c.) já tinham rádio.
Pois bem, o carro dos hoje 190 não fez a curva e saiu ao meu encalço. Pelo retrovisor eu vi que eles, por não terem dobrado á esquerda, estavam atrás de mim a uma boa distância. Dava para escapar e segui reto em direção a Belém para me esconder, esperando passar a poeira e a polícia. Para minha surpresa, me esperava, na "chegada", bem na entradinha de Belém, uma multidão..., não de espectadores, mas de policiais. Levaram-me para uma DP que existia em Belém, deve existir até hoje e lá fui ovacionado pela minha performance.
Fui hospedado pelo gentis policiais, ofereceram-me pouso e café da manhã. Eu não tinha habilitação, (17 anos). Pergutaram o endereço do meu pai e eu dei, Praça Daltro Filho, S/N, Vacaria-RS. meu pai se chama Joel Onofrio, a quem, injustamente, chamaram de irresponsável.Me deram uma multa e me largaram à pé, às 9:00 HS da manhã, de um sábado na primavera de Porto Alegre. Me mandaram de busão para Porto Alegre e meu, tio já falecido, Abelard Jacques Noronha, foi buscar a "viatura" que ficou nos boxes da polícia para "vistoria". Que saudades....

Quando for publicada reortagem sobre Vila Nova-Cavalhada-Vila Nova, tenho outra história.

Um grande abraço.

Fernando"