Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















sexta-feira, 7 de maio de 2010

CATALUNYA - TREINOS 1 E 2

     Olá meus amigos jurássicos e demais amigos do Blog:

     Como era de se esperar o desembarque na Europa do círculo da F 1, posso informar agora, trouxe junto diversas modificações em quase todas equipes, principalmente em aerodinâmica, como também já se anunciam modificações para 2011.
     A mais importante de momento, conforme os sites italianos, em entrevista com Rubens Baricchello e depois confirmada pela montadora francesa, que a mesma cederá seus propulsores a Williams em 2011, bem como à nova equipe espanhola Epsilon Euskadi, que deverá aumentar o contingente de novas equipes na F1 para o próximo ano. Esta cessão de propulsores pela Renault, é a esperança de recuperação da Williams que já teve no passado com esta parceria, viaturas vencedoras nas mãos de Mansell, Prost, Damon Hill e até mesmo do complicado Jacques Villeneuve.
     Nunca esquecendo que este ano estão equipando RBR, séria candidata ao título.
     Parece que o Rubens tem razão quando fala a boca pequena da pouca potência e falhas no sistema de lubrificação dos Cosworth; as demais equipes que estão usando esta glória do passado, talvez nem possam identificar a falta de potência, pois andam envolvidos em resolverem primeiro os problemas com chassis e aerodinâmica; consta que a Hispania irá chutar fora os Dallara para 2011.
     Por falar em novas equipes: com 24 viaturas no grid já dá uma enorme confusão na formação do grid, imaginem com a entrada de mais uma (Epsilon); isto sem falar da estadunidense USRacing que está doidinha para entrar; só que " manca soldi" ou seja, falta dinheiro.
     Quanto aos dois primeiros treinos, realizados hoje na Catalunya, alguns pontos ficaram salientes para equipes, viaturas e pilotos. Nos comentários a seguir, sempre se faz necessário levar em consideração que não se sabe das quantidades de combustível que as viaturas carregam, podendo fazer muita diferença como na Ferrari( Viva L'Italia) que sabidamente faz a sua preparação de corrida nos treinos de sexta feira; o mesmo pode-se dizer da Mercedes onde o Schumacher apareceu repentinamente na frente do Rosberg.
     Somente na formação do Grid é que realmente se saberá de quem é quem em Barcelona.
     No 1º treino as equipes foram à pista com pneus qualificados de duros (para aquela pista) e de cara as Mac Laren vieram colocando tempo nas demais; quando outra viatura fazia o melhor tempo, logo os dois ingleses da Mac Laren sobrepunham seus tempos, mais uma vez esmagando o piloto da casa, Alonso; fizeram os dois primeiros tempos com Hamilton mais de meio segundo de Button.
     A grata constatação é o velho Schumi, aproveitando muito bem o pacote aerodinâmico da Mercedes, crava o terceiro tempo, atrás apenas 44 milésimos do campeão de 2009; pela primeira vez andou à frente de Rosberg que ficou com a 6ª posição, estreando um chassis da Mercedes com mais comprimento entre eixos e novas asas; não se sabe ainda se dará certo a maior distância entre eixos.
     Quarta e quinta posições para as máquinas da RBR, com o "caçador de crocodilos" Weber batendo o astro alemão Vettel por escassos 15 milésimos.
     Agora vem as Ferraris? Ainda não.
     Em 7º , o polaco milagroso da Renault, mostrando que se instalou entre as ditas 4 grandes, com o russo Petrov fazendo o 9º tempo.
     E agora vem as Ferraris? Sim; com Alonso em 8º no papel de fiambre do sanduíche que lhes aplicaram os dois pilotos da Renault; discreta a atuação do asturiano, porém, muito melhor do que o Felipe, que de chassis novo não conseguiu baixar do 12 º tempo, apesar de suas arrojadas tentativas.
     Comentário final do 1º treino: é bom o Bruno Senna parar de reclamar dos pilotos de teste da Hispania, pois o Klien "ajeitou" a barata dele, e ainda " de prima" colocou meio segundo no brazuca.

     Para o segundo treino, o fato principal foi a opção de pneus ditos macios, que tiveram o poder de modificarem o desempenho para muito melhor das Red Bull que ficaram com os dois primeiros tempos e espantosamente as Mac Laren não repetiram os feitos do primeiro, caindo Hamilton para 5ª posição e Button desabou para 9º.
     Schumacher continua a mostrar serviço e se agarra na 3ª posição, repetindo o que havia feito com pneus duros; seu companheiro Rosberg perde uma posição e fica com o 7º tempo.
     Melhora a Ferrari, com Alonso ocupando a 4ª posição e Massa vem para seu lugar na 8ª.
     Kubica não se faz de rogado e toma a 6ª posição do Rosberg; Petrov, inexplicavelmente desaba feio para a 16ª posição.
     Na 10ª posição aparece a primeira Force India, mostrando que deseja lugar entre os top ten.
     Resta então, após o 3º treino assistirmos ao Qualify e aí sim poderemos dar algum palpite sobre o provável vencedor.

    Haaaa....já ia esquecendo: tem alguma chance de chuva na corrida e aí então saberemos o que o "precioso líquido" poderá fazer nos desempenhos dos ases da F1.

     Até amanhã e um grande abraço a todos.

     Roberto Giordani.

FÓRMULA 1 2010 - FASE EUROPÉIA

     Olá amigos!
     Para "esquentar" um pouco as horas que antecedem a abertura do palco europeu da Fórmula 1, no seguro circuito da Catalunya na aquecida Barcelona, vamos fazer algumas considerações.
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     Após as quatro primeiras corridas, se olharmos friamente os números, daríamos uma certa vantagem para a Mac Laren, pelos desempenhos de Hamilton e da dupla vitória do seu segundo piloto (será 2º mesmo?) Button, nunca esquecendo que este favoritismo pode ser dividido com a Red Bull que apesar de ter apenas uma vitória mostrou, pelo menos até agora, viaturas rápidas com pilotos agressivos e competentes.
     Igual comentário não pode ser feito da Ferrari (Viva L'Italia), embora a dobradinha vitoriosa Alonso/Massa na prova de abertura da Austrália, tenha enchido de esperanças os torcedores da Casa de Maranello, porém, não confirmando nas demais provas este entusiasmo, e com um agravante: a quebra seguida de propulsores.
     A Mercedes por sua vez, após ter reunido duas feras debaixo da estrela de três pontas da casa alemã, Schumacher e Ross Brawn, não confirmou sua fama e o prestígio da casa alemã ficou a cargo do 2º piloto, o alemãozinho com sangue sueco, Rosberg.
     Se a grande mídia achava que estas seriam as quatro grandes equipes do campeonato, equivocou-se, pelo menos até hoje, pois a Renault como "Phoenix" saído das cinzas, intrometeu-se entre as ditas grandes, com uma viatura rápida nas mãos de dois arrojados pilotos; o polaco Kubica da cidade do último Papa e Petrov das frias terras russas, que veio para França com a caçamba de seu " caminhãozinho " cheia de grana que o Primeiro Ministro Putin lhe alcançou.
     Convincentes as atuações da Force Índia depois de equipar suas viaturas com propulsores da Mercedes.
     Por outro lado, um pouco decepcionante a Williams de quem se esperava melhor desempenho.
     Infelizmente, as demais equipes pouco mostraram, a não ser a bronca que o Bruno Senna deu por ter sua equipe, a Hispania, contratado um japa como 3º piloto e agora um 4º que é o austríaco Christian Klien, que farão os primeiros treinos de cada etapa para indicarem " os caminhos " aos efetivos.
     Mas, e sempre tem um mas em todas histórias, a prova do circuito da Catalunya é a que marca as estréias de novos pacotes mecânicos e aerodinâmicos, além de um grande fator que é a pista onde todas equipes fizeram as suas pré temporadas.
     Que se saiba, a Ferrari deverá se apresentar com substanciais modificações:
     A primeira, a correção dos defeitos apresentados em seus propulsores que levaram a quebra de diversas unidades, pondo em perigo a temporada se providências não tivessem sido tomadas, de esgotarem a quota de motores permissíveis anualmente. A medida não é usual, entretanto a FIA permitiu que assim fosse feito, pois a Ferrari além de utilizar em suas viaturas, vende a Sauber e a STR que corriam o mesmo perigo, por terem explodido alguns de seus motores; para Barcelona somente as viaturas do Cavallino Rampante terão as modificações implantadas, sendo que Sauber e STR terão que aguardar até Mônaco para receberem as alterações.
     A segunda, um inusitado macro orifício, que abre e fecha a passagem de um ducto aerodinâmico, que pode ser manobrado pelo próprio piloto que muda o fluxo de ar direcionado a asa traseira permitindo o aumento de velocidade final em até 5 Km/h.; na verdade isto não é novidade, pois a Mac Laren usa o mesmo dispositivo desde a primeira corrida de 2010.
     Também a Mercedes estréia o tão falado orifício.
     A novidade deste orifício na Ferrari é que será acionado com o cotovelo pelo piloto, ao passo que na Mac Laren o movimento é feito com o joelho.
     Jocosamente, podemos dizer que a Ferrari introduziu o " il buzzo del cotto" ou seja: o buraco do cotovelo; deve ter dado certo as experiências.
     A Mercedes vai a pista com um chassis trabalhado especialmente paro o multi campeão Schumacher.
     Buenas, vamos encerrando por aqui os comentários, aguardando os primeiros treinos para melhor opinar, visto que não nos atrevemos a fazer neste momento.

     Um grande abraço a todos.

     Roberto Giordani.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

FOTOS INUSITADAS DE JURÁSSICOS

O que esse trio deve ter visto e que achou tão impressionante?



E olha a alegria destes então, quando souberam que o rango finalmente estava servido!!!


quarta-feira, 5 de maio de 2010

F1 - GP ESPANHA 2010

segunda-feira, 3 de maio de 2010

2ª PESCARIA EM "ESQUINA" - ARGENTINA (resposta ao homem de pouca fé)

    
    
     Ao meu querido amigo Chico, a quem apelidei de " homem de pouca fé " porque desejava (meio duvidando para jogar pimenta no assunto....hehehe) ver as fotos dos Dourados pescados há um mês atrás.
     Pois agora, meu bom amigo, aí estão as fotos da 2ª Pescaria em Esquina, feita na semana passada, onde aparece a foto de um Dourado de cerca de 5 quilos pescado logo na primeira manhã de pesca; diga-se de passagem que não é lá muito grande pois ali são pescados semelhantes de 12 até 15 quilos........... mas este já satisfaz.
     No segundo dia, trocamos de equipamento e fomos (Zago e eu) atrás de Pintados, que não são muito abundantes e nem muito crescidos naquela região.
     E foi a consagração: aí está a foto de um Pintadão (Surubi) de 15 quilos, pescado, "naturalizado brasileiro" na fronteira e hospedado no meu freezer......
     Também preciso contar uma passagem em que paguei "mico" : a viagem de ônibus até Esquina, na Argentina, dura cerca de 14 horas e feita a maior parte à noite.
     Embora o ônibus seja leito e muito bom, não consigo dormir profundamente, o que deixa me muito cansado para o dia seguinte.
     Pois bem, com este quadro já fui direto a pesca na manhã que chegamos, sem nada descansar e lá fui a pesca dos dourados; mas o sono é terrível e por vezes dormitava por segundos e acordava meio "assustado".
     Em uma destas dormitadas, ao acordar, vi um dourado pulando e pulando para fora da água para se soltar; eu, mais que ligeiro visando chamar a atenção dos companheiros de lancha, disse:" oi pessoal, tem um dourado ali dando pulos!"; ao que o Zago respondeu: " ô seu Mané, o bicho tá na tua linha...puxa ele!"...... havia acontecido o inusitado.
     Está contada a história da 2ª Pesca em Esquina.
     Em junho vamos a Itáibaté, também Argentina; o local é conhecido por pesca de grandes pintados, embora raros e deve-se ter muita sorte, na ordem de 30 a 50 quilos; é a chance de termos Pintado na Brasa para a reunião de encerramento.....rezem!!!

Um grande abraço e uma feliz semana a todos.

Roberto Giordani.