Este blog destina-se ao contato entre pilotos da "velha guarda", preparadores e simpatizantes, à publicação do Jurassic News e para troca de comentários e emissão de opiniões pessoais.



















quinta-feira, 29 de abril de 2010

O CIRCO DA FÓRMULA 1 ESTÁ DE VOLTA A EUROPA (2ª parte)

     Os promotores dos eventos viram seus lucros crescerem muito.
     Antes para sediar uma corrida recebiam ao redor de 30 milhões, hoje 45 milhões para as novas corridas como Abu Dhabi e Singapura.
     Tiveram que aumentar os preços dos melhores ingressos para uma média de 722 dólares, 50% a mais do que três anos atrás e a freqüência caiu.
     Em Barhein, por exemplo, só o que se via nas arquibancadas eram alguns funcionários desinteressados do espetáculo. Para eles, seria mais interessante uma corrida de camelos. Não é melhor nem pior, é da sua cultura. Mas para os promotores isto não importa. A diferença é paga pelo governo que vê o seu país ser envolvido por uma publicidade mundial.
     O exemplo mais recente é Singapura que poucos sabiam onde era e após a 1ª corrida noturna todo mundo ficou sabendo. Convém lembrar que a prova arrecadou 51 milhões e o custo foi de 100 milhões como ressalta a Fórmula Money. O governo colocou os 59 milhões que faltava.
     Aliás, dinheiro é a única razão pela qual a Fórmula 1 está se mudando para a Ásia.
     Quando começou na década de 50, era alguma coisa européia, carros europeus guiados por europeus e olhados por outros europeus.
     As pistas de Monza e Silverstone eram cheias de solavancos e Nürbugring era tão complicada com suas 187 curvas que Jackie Stewart (3 vezes campeão mundial) ao sair de sua casa para competir lá olhava para trás demoradamente para o caso de não voltar a vê-la.
     A pista foi "remodelada", mas está fora do circo da F1.
     Em compensação, Abu Dhabi está, depois de gastos 1 bilhão na construção da pista e 39 bilhões na infraestrutura ao redor.
Hotéis, campo de golfe e o mundo da Ferrari, um parque temático, tipo Disney World, com tudo que você pode imaginar de tecnologia de velocidade. Só para ter uma idéia, o " roller", aquela geringonça pendurada, faz você andar a 200 kms por hora, o que provavelmente seja mais excitante que uma prova com arquibancadas vazias.
     Além disso, as novas pistas estão muito mais seguras, tanto que de 1994 até hoje não morreu mais ninguém.
     A temporada começou há tempo, mas apenas oito provas serão na Europa.
     A França, por exemplo, há muito tempo não tem o seu GP, o que não muda nada, pois está se tornando cada vez mais um esporte para televisão.
     No ano passado 1/3 dos espectadores eram da China e Brasil. A Índia e a Rússia estão pleiteando uma prova. Por que? Para quem? Resposta: Porque estes são os mercados que as grandes empresas querem alcançar.
     Até o Chad Hurley, fundador do YouTube, está botando dólares na F1, que vive hoje da mística do esporte e das glórias do passado.
     Quem diz isso é Martin Brundle, ex piloto e hoje comentarista: ..."é frustrante ir a todos estes lugares que não tem nenhum conhecimento do que é F1.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

O CIRCO DA FÓRMULA 1 ESTÁ DE VOLTA A EUROPA (1ª parte)

     Pois recomeçou a Fórmula 1, que no ano passado terminou com acidentes intencionais, times de fábrica saindo da competição e escândalos sexuais.
     Quem diz isto não sou eu.
     Morando na Lomba do Asseio, eu jamais poderia ir tão longe em informações, mas são a soma de opiniões de revistas européias, inclusive a poderosa Time e de Caroline Reid, autora de Fórmula Money, um autorizado guia das finanças na F1. Olhem um exemplo do que é a publicação clicando aqui.
     Convém lembrar que F1 é um dos maiores negócios esportivos da atualidade, além de ser uma simbiose de justa medieval, e de uma tecnologia capaz de lançamentos espaciais.
     No ano passado, fãs e escuderias gastaram 4,6 bilhões.
     Seiscentos milhões de pessoas em todo o mundo olharam pelo menos uma parte do campeonato, e por este motivo grandes empresas de qualquer lugar tem interesse em anunciar.
     Em 2009, o Sr. Max Rufus Mosley, então presidente da FIA, foi obrigado a renunciar após 17 anos de comando, mas isso não evitou a saída de empresas como a Toyota e a BMW. ( Honda já havia saído no ano anterior).
     Nos últimos anos alguns escândalos turbinaram os problemas.
     Em 2007 a McLaren foi multada em 100 mihões de dólares quando um engenheiro foi flagrado com planos fornecidos por um empregado da Ferrari (700 páginas)
     Em setembro passado, Flavio Briatore foi banido do esporte para sempre por pedir a um piloto que batesse no muro para ajudar seu outro piloto (Piquet e Alonso). Briatore apelou e ganhou em primeira instância, mas a "pendenga" continua.
     Outra queixa é que os custos subiram demais. Um túnel de vento está custando 40 milhões de dólares e você precisa de um grupo de engenheiros especializados para fazê-lo funcionar, ou seja, poucas escuderias podem gastar tanto dinheiro para ganhar dinheiro.
     Atitudes paralelas também não ajudaram em 2008.
     Max Mosley foi fotografado durante uma secção de sadomasoquismo com 5 prostitutas vestidas de nazistas e as fotos saíram nos tablóides ingleses.
     Mosley os processou por invasão de privacidade e ganhou, mas a sua moral estava comprometida. A partir daí as coisas foram de mal a pior.
     Todos aceitaram que ele fizesse a "suruba", mas com elas travestidas de nazistas foi demais.
     65 anos não foram suficientes para deletar o grande conflito que terminou em 1945.

     Flávio Del Mese

segunda-feira, 26 de abril de 2010

VIPER vs PORSCHE em Nurburgring Nordschleife

     Em uma volta de aproximados 9 minutos, uma perseguição de um Viper atrás de um Porsche, no "pequeno" circuito de Nurburgring Nordschleife.
     Por diversas situações esteve por ultrapassar, mas por competência do Porsche, por incompetência dele próprio, por retardatários e pela própria pista, não obteve sucesso.
     Até que no final do vídeo, no final da reta, ele consegue a ultrapassagem....
     Não sei de ano é isso, mas é interessante.


domingo, 25 de abril de 2010

Jurássico Victor Steyer na Porsche Cup

     Na foto, podem ver os preparativos no carro do Daniel Paludo para a tomada de tempos oficial da Porsche Cup, domingo passado no Rio de janeiro.
     Acompanham o piloto, 1 mecanico, 1 Engenheiro (está com o fone de ouvidos atras de mim) e eu como orientador.
     Os engenheiro contratados pela Porsche Cup são recém saidos da Faculdade de Engenharia Automotiva (FEI) e interpretam toda a telemetria dando importante suporte ao Piloto.
     Após os treinos, cada piloto recebe a visita de um Piloto da Stock Car, entre eles MAX WILSON, NONO FIGUEIREDO, RAUL BOESEL, BETO GRESSE etc... para conversarem com os pilotos e engenheiros tentando, baseados nos graficos, auxiliar e orientar melhorias no traçado e no domínio geral dos bolidos.
     Lhes confesso que também estou aprendendo muito com este pessoal, principalmente na intrepretação dos gráficos.
     Os PILOTOS de hoje recebem uma ajuda que nos idos tempos sequer poderíamos imaginar.
     Tudo fica mais fácil e o tempo de aprendizado é bem menor.
     Creio que assim os Jurassicos podem ter uma ideia de como funcionam as corridas hoje em dia!!

     Grande abraço

     Victor Steyer